Terminal de contentores do Barreiro passa nos estudos

Estudo de Impacte Ambiental viabiliza novo terminal no Barreiro

O presidente da Câmara do Barreiro, Carlos Humberto, afirmou  que já foi entregue o Estudo de Impacte Ambiental sobre o novo terminal de contentores naquele concelho e que os resultados viabilizam a infraestrutura.  "Foi entregue o Estudo de Impacte Ambiental, ele está a ser avaliado pelos vários parceiros, mas podemos dizer que é positivo e, do que conhecemos, ele viabiliza o Terminal Multimodal no Barreiro", disse o autarca, à margem da inauguração de um investimento na empresa Fisipe.
Carlos Humberto quer trazer contentores para o Barreiro 

Carlos Humberto explicou que os vários parceiros vão agora analisar o estudo: "Os parceiros vão dar os 'inputs' [contributos], a empresa que o fez vai ter que adaptar o estudo aos vários pareceres que os parceiros fizerem chegar e terá que ser aprovado pela administração do Porto de Lisboa. Logo de seguida será enviada para a Agência Portuguesa do Ambiente e depois de aprovado vai para discussão pública".
O autarca do Barreiro referiu que depois deste processo o Governo está em condições de anunciar a decisão e sublinhou esperar que a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, o faça até ao final do ano.
"Gostaria que a ministra cumprisse, como afirmou, que até ao fim do ano anunciava uma decisão sobre o Terminal Multimodal do Barreiro. Estas coisas são como são, é preciso dizer isto com relatividade, mas conhecemos vários investidores interessados no Terminal Multimodal do Barreiro", declarou o presidente da Câmara do Barreiro.

Baía do Tejo pode receber novo terminal 
O território da Baía do Tejo, no concelho do Barreiro, está a ser estudado como hipótese para receber o novo terminal de contentores de Lisboa.
O equipamento representa um investimento de cerca de 700 milhões de euros para uma área de contentores e multiusos, numa área logística de cerca de 400 hectares.
A plataforma multimodal inclui o terminal de contentores com capacidade para 2,7 milhões de teus (medida standard utilizada para calcular o volume de um contentor) por ano.
Em março deste ano, numa visita ao Barreiro, a ministra Ana Paula Vitorino afirmou que o novo terminal de contentores estava a ser estudado.
"Este projeto tem um calendário conhecido. O Estudo de Impacte Ambiental será concretizado até ao verão, segue-se a consulta pública e, depois, os estudos sobre as dragagens feito pelo LNEC [Laboratório Nacional de Engenharia Civil]. Determinei também uma avaliação económico-financeira e penso que, até ao final do ano, poderemos tomar uma decisão", disse na ocasião.

Comentários