Câmaras municipais de Lisboa e Palmela unem castelos

Projeto Almenara une Castelos de Palmela e de São Jorge 

As Câmaras Municipais de Palmela e de Lisboa, representadas, respectivamente, pelos Presidentes Álvaro Manuel Amaro e Fernando Medina, apresentam o projecto Almenara em conferência de imprensa, esta quinta-feira, às 14h30, na Sala Ogival do Castelo de São Jorge, em Lisboa. O projecto Almenara nasce de uma colaboração, que tem vindo a ser desenvolvida pelas Câmaras Municipais de Palmela e de Lisboa, com o objetivo de valorizar os conteúdos de turismo cultural presentes na região, destacando os dois castelos, desenvolvendo iniciativas conjuntas e coordenadas, tendo como mote um episódio histórico datado de 1385 que uniu os dois castelos.
Luz da Almenara vai acender-se em Palmela e Lisboa  a 17 de Setembro

Almenara significa “grande luz” ou “farol” e o conceito remete-nos para a crise dinástica de 1383-1385, após a morte de D. Fernando I. Durante o cerco de Lisboa pelos castelhanos, D. Nuno Álvares Pereira, regressando triunfante da Batalha dos Atoleiros (1384), pára em Palmela, onde acende uma grande almenara no Castelo, um sinal de esperança para o Mestre de Avis e as suas tropas, anunciando a chegada de reforços.
Este episódio histórico, que nos fala de comunicação, de parceria e de uma identidade regional, dá o mote para um trabalho de continuidade entre os dois castelos, concorrendo para a sua dinamização e promoção, bem como para estimular o fluxo turístico na região, num diálogo permanente entre as duas margens. O primeiro momento público acontecerá com a estreia do projecto de artes performativas “Ritual Almenara”, que decorrerá, em simultâneo, nos dois castelos, a 17 de Setembro, às 21 horas.
A apresentação do projecto estará a cargo, também, de Lucinda Lopes, do Conselho de Administração da EGEAC (empresa municipal que tutela o Castelo de São Jorge), Vítor Costa, Presidente da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, que também se associa ao projecto, e de João Brites (Teatro O Bando) e Jorge Gomes Ribeiro (Companhia da Esquina), directores artísticos do projecto de artes performativas.
A Conferência de imprensa contará, ainda, com as presenças do vereador da Cultura da Câmara Municipal de Palmela, Luís Miguel Calha, e da vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Catarina Vaz Pinto.



Comentários