Festa das Vindimas começa quinta-feira em Palmela

Vindimas celebram tradição vitivinícola do concelho 

Entre 1 e 6 de Setembro a vila de Palmela recebe a 54ª edição da Festa das Vindimas, sob o lema “Palmela és linda!”, numa grande celebração da tradição vitivinícola do concelho, ligado, desde sempre, ao trabalho na terra. Momentos de grande simbolismo, como a Pisa da Uva e a Bênção do 1.º Mosto, o Cortejo dos Camponeses e os Cortejos Alegóricos de domingo e terça-feira, são alguns dos principais fatores de atração da festa, que conta, como sempre, com a participação incontornável do movimento associativo local, recheada de música, provas desportivas e atividades ligadas ao mundo do vinho e da vinha e terá este ano, diz a organização, muitas novidades. Na contagem decrescente para a festa a vila, a Rainha das Vindimas 2016 será conhecida esta noite, numa gala no Cine-teatro S. João, com apresentação de Diogo Faro. Também a Marcha das Vindimas 2016, com música de José Condinho, letra de Nicolau da Claudina e interpretação de Sofia Claudino, será apresentada durante a gala desta noite.

Festa das Vindimas decorre de 1 a 6 de Setembro 

Estão quase a começar as maiores festas de Palmela: as Festas das Vindimas. Oficialmente a festa começa a 1 de Setembro, mas já esta noite é eleita a Rainha das Vindimas 2016 numa gala no Cine-Teatro São João. No dia seguinte, a multidão começa a juntar-se depois das 20 horas, na zona das barraquinhas onde se compra a bebida mais ingerida desta festa: o moscatel. Embora seja nessa zona que se desenrola uma grande parte da animação (há dois palcos com bandas a tocar e cantar ao vivo), a Festa das Vindimas de Palmela não se resume só a isso. Há mais palcos noutras ruas, roulottes de cachorros, bancas com roupa e artesanato, largadas de touros, arruadas, pisa da uva, provas de vinhos e muita cultura local. Outros dois momentos altos da festa são os cortejos alegóricos de domingo às 17 horas e terça-feira às 23 horas pelas ruas da vila. Este ano com o tema "Palmela és linda".
Até dia 6 de Setembro, terça-feira, o certame apresenta, aos milhares de visitantes previstos, um programa bem recheado, que conjuga novidades como o programa “Pôr do Sol n’Adega” no Espaço Adegas Wine Lounge – com a participação de enólogos da região e a apresentação de novos produtos - o Churrascão Palmelão ou a 1.ª Rampa das Vindimas em ciclismo com os momentos mais simbólicos e tradicionais da Festa, como o Cortejo dos Camponeses, a Pisa da Uva e a Bênção do 1.º Mosto ou os Cortejos alegóricos diurno e noturno.
Tito Paris, Raquel Tavares, HMB ou Orlando Santos são alguns dos nomes maiores do cartaz musical, que conta, também, com uma programação mais intimista, ao início da noite, junto às adegas. Atividades equestres, gastronomia, desporto, animação infantil, artesanato, divertimentos e feira são mais algumas das propostas do programa, que enaltece a identidade deste território, profundamente ligado ao trabalho na terra e, em particular, à cultura da vinha e do vinho.

Rainha das Vindimas 2016 eleita esta noite
A Rainha das Vindimas 2016 será conhecida esta noite, numa gala no Cine-teatro S. João, com apresentação de Diogo Faro. Também a Marcha das Vindimas 2016, com música de José Condinho, letra de Nicolau da Claudina e interpretação de Sofia Claudino, será apresentada durante a gala desta noite.
Na gala de eleição da Rainha das Vindimas 2016 as candidatas vão realizar quatro desfiles. Na primeira parte, as candidatas desfilam com roupa desportiva e depois em fato de noite. Será então eleita a Miss Simpatia das Vindimas, escolhida pelas quinze colegas a concurso, e apuradas as seis finalistas. Na segunda parte do espectáculo, as finalistas desfilam novamente, em traje tradicional e com roupa de cerimónia com o patrocínio da Te Amo. A rainha é eleita no final.
As jovens candidatas à coroa vão ser avaliadas por um painel de jurados de várias áreas, composto por João Delgado, do Departamento de comunicação, sustentabilidade e imagem corporativa da Volkswagem Autoeuropa; Mafalda Martins, da GNR de Palmela; Telma Martins; Rainha das Vindimas em 1963; Rafael Reis, ciclista palmelense que se destacou recentemente na Volta a Portugal em bicicleta; e o enólogo Luís Silva.
O espectáculo terá vários momentos musicais e algumas projecções de vídeo. Diogo Faro, autor da popular página de Facebook “Sensivelmente Idiota”, também deverá animar o público com o seu humor. A cerimónia encerra com a interpretação da Marcha das Vindimas 2016, pela voz de Sofia Claudino, vencedora do casting realizado pela Associação das Festas das Vindimas e também uma das candidatas a rainha.
Veja aqui o programa oficial da Festa das Vindimas deste ano.

Comentários