Montijo celebra 31 anos de elevação a cidade

Cuca Roseta abre comemorações com concerto na Praça da República 

Montijo vai comemorar o 31.º aniversário da elevação a cidade - 14 de Agosto - com um conjunto de iniciativas. O destaque vai para a entrega da Medalha de Ouro do Concelho a Amândio de Carvalho, a Cédric Soares e a Luís Rouxinol. As comemorações vão iniciar no dia 13 de Agosto. A partir das 22 horas, na Praça da República, não perca um grande concerto com a fadista Cuca Roseta. A entrada é livre.
Montijo é cidade há 31 anos 

O aniversário da cidade do Montijo começa ao som do fado. No sábado a partir das 22 horas, a Praça da República, recebe a sonoridade, o talento e a beleza de Cuca Roseta.
É uma das mais marcantes e reconhecidas vozes do fado da atualidade. Cuca Roseta vê no fado a sua maior paixão e é essa mesma paixão que quer mostrar ao mundo. Com ela, tudo flui, tudo é encantador e o fado parece ter mais vida.
Este será um espetáculo único, uma viagem pela música de Cuca Roseta, num dos lugares mais nobres da cidade do Montijo, marcando assim da melhor forma o início das comemorações do Dia da Cidade.No Dia da Cidade, 14 de Agosto, pelas 11 horas, será inaugurada a nova sede da Liga dos Combatentes – Núcleo do Montijo.
Neste dia em que se comemora o aniversário da cidade, às 18 horas, a Galeria Municipal do Montijo abre ao público a exposição “Da escola à escrita”, do conceituado artista português Carlos Vidal.
Para finalizar, as comemorações do Dia da Cidade, a partir das 21h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho haverá a sessão solene de entrega da Medalha de Ouro do Concelho a Amândio de Carvalho, Cédric Soares e Luís Rouxinol.
"Cédric Soares nasceu na Alemanha, mas desde os três anos que fez do Montijo a sua terra, quando os pais retornaram ao país após duas décadas emigrados. A sua primeira internacionalização pela Seleção A de futebol aconteceu no dia 11 de outubro de 2013, tendo logo evidenciado as suas potencialidades, sobressaindo pela disponibilidade física e sentido tático", refere a autarquia em comunicado.
O documento acrescenta que durante o Europeu de futebol o lateral direito demonstrou as suas qualidades, com "prestações de enorme mérito que contribuíram para um feito inigualável na história do futebol português".
A autarquia, liderada por Nuno Canta, aprovou também a atribuição da Medalha de Ouro a Amândio de Carvalho, que foi vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
"Amândio de Carvalho nasceu no Montijo, em 1937. Dedicou toda a sua vida ao futebol, tendo ocupado cargos de grande prestígio a nível nacional, nomeadamente na vice-presidência da Federação Portuguesa de Futebol. A sua intensa atividade dedicada ao movimento associativo do concelho foi desde sempre um dos seus principais méritos", salienta.
A autarquia refere que é atualmente presidente da Mesa da Assembleia Geral da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro e da Mesa da Assembleia Geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Montijo.
Também o cavaleiro tauromáquico Luís Rouxinol vai ser galardoado com a Medalha de Ouro.
"Luís Rouxinol nasceu no Montijo, em 1968. Desde o início na tauromaquia até hoje, construiu uma brilhante carreira marcada pelo sucesso, reconhecido quer pela crítica quer pelo público, levando por todo o país e pelo estrangeiro o nome do Montijo", frisa o executivo.
A Medalha de Ouro do concelho é a mais alta distinção que o município pode conceder e é atribuída a pessoas ou instituições que, tendo prestado ao concelho ou ao país serviços relevantes, gozem de prestígio social pelos pelo seu percurso de vida e pelos feitos alcançados.
A cerimónia será abrilhantada pelo Tejo Ensemble, um trio de clarinete, violoncelo e guitarra composto por Ruben Lopes Jacinto, Tiago Vila e José Grossinho.
Recorde-se que a vila do Montijo foi elevada a cidade no dia 14 de Agosto de 1985, através da Lei n.º 32/85.

Comentários