Dá um Gosto ao ADN

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Palmela cresce 18% no número de dormidas turísticas

Oferta turística inovadora, diversificada e de qualidade atrai europeus 

No 1.º trimestre deste ano, Palmela registou um crescimento turístico de 18 por cento, quando comparado com o mesmo período do ano anterior, atingindo um total de 13.520 dormidas, apenas entre os meses de Janeiro e Março. A presença de turistas portugueses nos estabelecimentos de hotelaria do concelho quase que duplicou no 1.º trimestre deste ano, face a 2015. Ao nível do mercado externo, Palmela recebeu, neste período, principalmente, turistas oriundos de Dinamarca, Reino Unido, Espanha, França e Bélgica. E para trazer ainda mais turistas ao concelho, a autarquia aprovou um acordo de parceria com a CP – Comboios de Portugal, que tem como objetivo "trazer mais turistas às freguesias rurais do concelho". 
Palmela está a ser cada vez mais um destino turístico 

Estes dados estatísticos têm como fonte a ERTL – Entidade Regional de Turismo de Lisboa e, por base, uma amostra de 90 por cento da oferta turística do concelho de Palmela. Analisando os dados disponíveis pelo Instituto Nacional de Estatística, entre os anos de 2009 e 2014, o Município de Palmela contabilizou mais de 435 mil dormidas, números que revelam, de forma muito positiva, a crescente atratividade do território do concelho.
"Com uma estratégia de desenvolvimento turístico alicerçada numa sólida parceria com os agentes locais, numa longa cooperação com a Entidade Regional de Turismo de Lisboa e os restantes municípios da região, Palmela tem conseguido construir uma oferta turística inovadora, diversificada e de qualidade, apostando em produtos que, no âmbito do eixo centralizador da Arrábida, promovem os recursos naturais e histórico-culturais, contribuindo para a economia da região", diz Luís Calha, vereador do Turismo, em Palmela.
A Campanha ‘Palmela Conquista’, que conta com quatro anos de existência, "tem sido um veículo essencial na valorização da marca Palmela e na divulgação dos principais eventos, programas e projetos turísticos", refere o autarca.
Uma referência, ainda, para a aposta no desenvolvimento do "Enoturismo, que se consubstancia, também, através da presença do Município na direção de redes internacionais, como a RECEVIN – Rede Europeia de Cidades do Vinho, que têm contribuído para a crescente afirmação e notoriedade de Palmela", sublinha a Câmara de Palmela.

Palmela assina parceria com CP para trazer mais turistas a Fernando Pó 
E para trazer ainda mais turistas ao concelho, a Câmara de Palmela aprovou, por unanimidade, a proposta de Acordo de Parceria entre o Município e a CP – Comboios de Portugal, que tem como objetivo "definir os termos de colaboração entre as duas partes, na concretização de uma estratégia promocional e de atratividade de visitantes, para o desenvolvimento turístico da União das Freguesias de Poceirão e Marateca", explica a autarquia.
Pretende-se, deste modo, "através da utilização do comboio - um modo sustentável de mobilidade - a captação de turistas com vista à realização de programas de enoturismo, com forte ligação ao mundo rural, à vitivinicultura, à gastronomia e à cultura locais", diz a Câmara liderada por Álvaro Amaro.
 Esta cooperação prevê, também, a deslocação para a Mostra de Vinhos em Fernando Pó e para o futuro “Centro Rural Vinum Fernando Pó”. Refira-se que, no âmbito deste acordo, estão já previstas, para os próximos meses, experiências de vindimas e visitas às vinhas da região.

0 comentários:

Enviar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010