Natação em Setúbal qualifica olímpicos no fim de semana

Atletas  tentam chegar ao Rio de Janeiro pelo Sado 

Setúbal está na rota do Rio de Janeiro nos dias 11 e 12, com a elite mundial da natação em águas abertas a tentar a qualificação olímpica numa prova a realizar a partir do Parque Urbano de Albarquel, com a participação recorde de 52 países. A maratona aquática tem a presença confirmada de 122 nadadores, 51 mulheres e 71 homens, em representação recorde de 52 países. Número impressionante porque, em 2012, ano em que decorreu, igualmente em Setúbal, a prova de qualificação para os Jogos Olímpicos de Londres, tinham marcado presença 25 nações.
Melhores nadadores do mundo estão em Setúbal 

As águas do rio Sado recebem, pela segunda vez, uma prova de qualificação olímpica, a FINA Marathon Swimming Olympic Qualification Tournament – Setúbal 2016, que apura os últimos trinta atletas de natação em águas abertas para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no Brasil.
A elite mundial da natação em águas abertas marca presença em Setúbal para tentar carimbar o passaporte para a competição do Rio de Janeiro. Entre os nadadores está o tunisino Oussama Mellouli, atleta que volta a marcar presença no Sado com vista a iniciar o processo de reconquista do ouro olímpico de 2012.
A prova, um dos destaques do calendário de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, é o único evento realizado em Portugal que classifica atletas diretamente para os Jogos Olímpicos e a uma escala mundial, com nadadores provenientes de vários continentes.
Nas provas feminina e masculina, ambas com início às 16h00, os nadadores tentam conquistar uma das três dezenas de vagas disponíveis, 15 nas mulheres e outras 15 para os homens. O apuramento, limitado a um atleta por país, carimba o passaporte olímpico aos dez primeiros classificados de cada sexo e a mais cinco, um por continente.
O facto de se apurar apenas um atleta por país dá aos quatro nadadores portugueses presentes – Angélica André, Vânia Neves, Rafael Gil e Vasco Gaspar –, a possibilidade de conseguirem o apuramento, à semelhança do que aconteceu há quatro anos, com Arseniy Lavrentyev a alcançar esse objetivo.
Por se tratar de uma qualificação olímpica, a prova, orçada em cerca de 400 mil euros, conta com especificidades e alterações logísticas e de organização quando comparada com competições como etapas da Taça do Mundo de Natação em Águas Abertas, realizadas em Setúbal ao longo dos últimos anos.
Uma dessas alterações reside na obrigatoriedade de, nesta competição, a partida ser dada de uma plataforma fixa colocada na água. Outra refere-se aos abastecimentos, realizados numa plataforma de grandes dimensões, com capacidade para cerca de quarenta pessoas, instalada no circuito aquático.

Team Aerobática sobrevoa Setúbal no fim de semana 
A competição, que decorre num circuito aquático com a distância de dez quilómetros, realiza a qualificação feminina no dia 11, enquanto a masculina decorre a 12. A prova é uma organização da Federação Portuguesa de Natação e da Câmara de Setúbal, com várias parcerias institucionais.
O Parque Urbano de Albarquel, espaço de lazer instalado à beira-rio, com vários equipamentos direcionados para o recreio, áreas ajardinadas e um café, volta a ser o local privilegiado para assistir à prova de qualificação olímpica na disciplina de natação de águas abertas e conviver de perto com atletas internacionais.
Além da competição nas águas do rio Sado, outro motivo de atração nos dias 11 e 12 são as acrobacias aéreas, com os aviões da Team Aerobática a cruzarem os céus da baía de Setúbal. As exibições decorrem em ambos os dias, às 15 horas, uma hora antes do início das provas.
O primeiro momento de qualificação olímpica desta modalidade decorreu em 2015, em Kazan, Rússia, durante a realização do 16.º Campeonato do Mundo de Natação em Águas Abertas, tendo sido apurados vinte atletas, dez homens e dez mulheres, grupo a que juntam mais trinta saídos da prova em Setúbal.

Comentários