Parque de estacionamento a sul avança em Pinhal Novo

Câmara de Palmela revela investimentos em Pinhal Novo

A Câmara de Palmela adjudicou a empreitada de ligação intermodal Pinhal Novo Sul, por cerca de 170 mil euros. A obra integra a formalização e beneficiação do acesso pedonal e ciclável, entre a linha de caminho de ferro e a Escola Básica José Maria dos Santos, bem como a valorização da ligação à Rua Infante D. Henrique e às urbanizações existentes na área. O parque de estacionamento e o arranjo de espaços exteriores "vêm valorizar aquela zona, a sul da estação, facilitando e promovendo a mobilidade suave, nomeadamente, a pedonalidade e a circulação em bicicleta", diz a Câmara de Palmela. A autarquia anunciou ainda um investimento no abastecimento de água e saneamento reforçado em Pinhal Novo, tal como no reforço da iluminação pública na Carregueira, Venda do Alcaide e Pinhal Novo. 
Projeto do parque de estacionamento foi conhecido há um ano

Na zona sul da Estação de Pinhal Novo, junto à Associação de Reformados Pensionistas e Idosos, os autarcas apresentaram, em Julho de 2015, o primeiro estudo daquele que será o futuro Parque de Estacionamento Sul. Um ano depois, e após várias reuniões com a REFER, dona do espaço, a obra teve luz verde para arrancar em breve. 
A prioridade vai para a criação de estacionamento ordenado, num total de cerca de sete dezenas de lugares, zonas de circulação pedonal desde o Pavilhão Desportivo Municipal e de acesso à estação, circulação viária ordenada, respeitando as edificações já existentes, qualificação da entrada para a Associação de Reformados Pensionistas e Idosos e encaminhamento correto de águas pluviais.
"Estão previstos, também, vários lugares de estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida, cicloparques e praça de táxis para dois veículos, num projeto de grande qualidade técnica e criatividade, que valorizará, certamente, esta zona e favorecerá a utilização do transporte público", diz Álvaro Amaro, presidente da Câmara de Palmela.
Ainda no domínio da mobilidade, serão lançadas, em breve, as empreitadas para pavimentação da Rua dos Farias e do primeiro troço da Rua 5 de Outubro, com um valor global estimado em cerca de 135 mil euros.
Estas obras somam-se às pavimentações do Aceiro dos Arraiados, recentemente concluída, (faltando apenas sinalização horizontal que o mau tempo não permitiu), do cruzamento da Palhota e do Aceiro das Sapatarias, concluída ainda em 2015, num investimento global de cerca de 240 mil euros, de acordo com a autarquia.

Investimento no abastecimento de água e saneamento reforçado em Pinhal Novo
A Câmara Municipal adjudicou, esta semana, a obra de ligação dos furos da Fonte da Vaca ao Reservatório da Cascalheira, em Pinhal Novo, pelo valor de 98.437 euros.
Esta empreitada, com um prazo de execução de 90 dias, integra, no essencial, alterações nas captações, a extensão de uma conduta para ligação à conduta elevatória que vem de Vale do Alecrim, já na base do reservatório elevado da Cascalheira.
"Esta intervenção vai permitir a realização de obras nos reservatórios de Vale do Alecrim e, em conjugação com o investimento em condutas, previsto para 2017, melhorar a pressão da água disponível no lado sul de Pinhal Novo e garantir a resiliência do sistema, em caso de avaria ou rutura", explica a Câmara de Palmela em comunicado.
Ainda no domínio do abastecimento de água, a recente revisão orçamental prevê uma verba para realizar, ainda em 2016, a remodelação da conduta do Aceiro do Marcolino. Trata-se da substituição de 1710 metros de condutas, com um custo estimado de cerca de 42 mil 400 euros.
No âmbito do saneamento, terminaram as obras de prolongamento da rede na Rua 1º de Maio, Rua da Liberdade e Rua 25 de Abril que, em conjunto com a intervenção na Travessa de S. Domingos, também na Carregueira, na freguesia de Pinhal Novo, orçaram em cerca de 37 mil euros. No total, foram executados prolongamentos de rede em 430 metros e 22 novos ramais.
Recorde-se que a revisão orçamental "contempla um reforço de verba que permitirá encomendar um projeto para prolongamento de saneamento na Lagoa da Palha" onde, diz a Câmara de Palmela, "foi estudada a viabilidade de ligação gravítica ao sistema de drenagem de águas residuais domésticas existente, através de um eventual coletor, a construir na EN575, com ligação de 41 ramais e um custo de construção de 45 mil euros".

Iluminação Pública reforçada na Freguesia de Pinhal Novo
O prolongamento da rede de iluminação pública no aceiro principal da Carregueira, obra adjudicada pela Câmara Municipal à EDP, já teve início.
A autarquia vai, ainda, proceder ao reforço e reajustamento da iluminação na Rua Posser de Andrade Vilar, na Rua Cravos Vermelhos e na parte final da Av. Alexandre Herculano, junto à nova ecopista.
Estes investimentos, a que se soma a extensão da rede de iluminação pública na Rua Gago Coutinho e Sacadura Cabral, totalizam cerca de 10 mil euros de custos diretos para o município.
O investimento na iluminação pública em Pinhal Novo tem sido, no entanto, muito superior, nomeadamente, com a passagem de infraestrutura aérea para subterrânea, no âmbito das contrapartidas da EDP ao município, no âmbito do contrato de concessão.
Está, ainda, prevista para este ano, a iluminação do circuito de manutenção da Quinta do Pinheiro, um reforço de iluminação nas vias de circulação principal no lado poente da Urbanização Val’Flores e a iluminação do viaduto da REFER, em Venda do Alcaide, estando em estudo a solução de iluminação da passagem pedonal na mesma localidade.

Agência de Notícias

Comentários