Autarquia do Montijo recupera meio milhão de euros

Fundos Europeus reembolsam autarquia 

A Câmara do Montijo recuperou cerca de 500 mil euros de fundos comunitários. "As boas notícias", disse o executivo municipal, chegaram com a formalização das adendas, pela Comissão Diretiva do POR Lisboa aos contratos para as concessões de financiamento da reabilitação do Mercado Municipal no valor de 443 mil e 300 euros e da requalificação da Rua Miguel Pais, no valor de 56 mil 535 euros. "O município aguarda, agora, com expectativa, a notícia do financiamento garantido da Adaptação do Jardim de Infância do Alto Estanqueiro, no montante de 184 mil 479 euros que terá lugar numa segunda fase de pagamentos a apurar no decurso da fase de encerramento do Programa Operacional", conclui a autarquia liderada pelo socialista Nuno Canta. 
A requalificação do mercado municipal foi uma das obras financiadas 

Recorde-se que o processo remonta a 2009 quando a Câmara do Montijo, no âmbito do Eixo Prioritário 2 – Sustentabilidade Territorial, Regulamento Especifico “Politica das Cidades – Parcerias para a Regeneração Urbana”, viu aprovado o Programa de Ação “Requalificação e Dinamização da Frente Ribeirinha do Montijo”.
No entanto, estas operações, diz a autarquia, "acabaram por ficar comprometidas por contingências várias constantes dos processos e da aplicação da Resolução do Conselho de Ministros, em Março de 2012, sendo que por parte da autarquia foram movidos todos os esforços e diligências no sentido de tentar inverter essa situação. Contudo, sem sucesso".
A atribuição de fundos comunitários ao município é uma oportunidade importante para o futuro do concelho. Nesse sentido, e considerando a situação manifestamente injusta para o Montjio, a Câmara ao ter conhecimento de verbas disponíveis no QREN, em Novembro de 2013, "encetou novos contactos junto do secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, da Área Metropolitana de Lisboa e do ministro do Planeamento e Infraestruturas para recuperar o financiamento comunitário para as obras em execução".
Após um trabalho exaustivo e negocial, o Município de Montijo submeteu as candidaturas de “Reabilitação do Mercado Municipal”, “Requalificação da Rua Miguel Pais” e “Adaptação do edifício devoluto para Jardim de Infância no Alto Estanqueiro Jardia” ao abrigo do Aviso para a Apresentação de Candidaturas para a Reabilitação Urbana em Regime de Aprovação Condicionada (Overbooking), publicado pelo POR Lisboa em 1 de Agosto de 2014.
Todos os projetos submetidos foram aprovados por deliberação da Comissão Diretiva do PORLisboa e assinados os respetivos contratos de financiamento, em Dezembro de 2014 ficando a aguardar notícia relativamente à afetação das verbas remanescentes do último Quadro Comunitário de Apoio – Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).
"O município aguarda, agora, com expectativa, a notícia do financiamento garantido da Adaptação do Jardim de Infância do Alto Estanqueiro, no montante de 184 mil 479 euros que terá lugar numa segunda fase de pagamentos a apurar no decurso da fase de encerramento do Programa Operacional", conclui a autarquia liderada pelo socialista Nuno Canta.

Agência de Notícias

Comentários