Alcochete com programa desportivo no pré-escolar

"Incutir nas crianças a prática de exercício físico como uma rotina diária"

“1.º salto no pré-escolar” é o projeto que arrancou, em Abril, nos estabelecimentos de ensino do concelho de Alcochete e que assegura a prática regular de atividade física a doze turmas do pré-escolar. Este é mais um projeto que surge integrado na política de promoção de saúde e bem-estar dinamizada pela câmara de Alcochete.  “Começamos o ano passado com as novas ementas escolares e, associada a uma alimentação saudável, estimular e incutir nas crianças a prática de exercício físico como uma rotina diária é, sem dúvida, uma promoção de saúde”, refere a vereadora da educação, Susana Custódio.
Autarquia incute nas crianças o hábito do desporto saudável 

Ginástica, atividades rítmicas expressivas, jogos, deslocamentos e equilíbrios, perícias e manipulações são alguns dos conteúdos programáticos que foram preparados para este público escolar de acordo com o programa de educação e expressão físico-motora. Dada a faixa etária dos alunos, as aulas decorrem uma vez por semana em cada estabelecimento de ensino, têm uma duração de 40 minutos, e são dinamizadas por professores licenciados em educação física que se encontram afetos ao setor de desporto da câmara de Alcochete. 
“Em paralelo aos cuidados de saúde de primeira linha, que são aqueles que temos no nosso território, e que continuamos a reivindicar, há que trabalhar numa política de consciência pois todos nós somos ativos na construção da saúde”, explicou também Susana Custódio sobre a génese deste projeto que teve ainda na sua base o conceito da universalidade, visto que os alunos do pré-escolar eram os únicos que não estavam contemplados num programa de educação física. Os alunos do 1.º ciclo já têm, no âmbito das atividades extracurriculares, uma componente desportiva semanal.
A autarca salienta igualmente a forte recetividade que, desde logo, o “1.º salto” ganhou junto da comunidade educativa, quer da direção do agrupamento de escolas de Alcochete, como dos encarregados de educação.
“Ter o contributo de um profissional especializado enriquece o dia a dia das nossas crianças e, reconhecendo que as dinâmicas próprias da sociedade, exigem mais respostas é importante que a escola pública esteja dotada e mais capacitada para que os pais possam optar entre o ensino público e privado, sem que a ausência de respostas seja um fator determinante”, argumentou a autarca com a pasta da educação.
Para além da componente lúdica, este projeto de implementação de educação e expressão físico-motora no pré-escolar contribui para o desenvolvimento multilateral, eclético, inclusivo e harmonioso das crianças.
Estão abrangidos no “1.º salta no pré-escolar”, os alunos do Monte Novo, da Restauração, do Passil, Samouco e São Francisco.

Agência de Notícias

Comentários