Academia Sénior de Pegões e Canha festejou 4 anos

"O melhor se faz ao nível das respostas sociais para a população idosa" 

A Academia Sénior de Pegões e Canha festejou o seu quarto aniversário no passado dia 28 de abril. Uma tarde muito animada no auditório da Junta da União das Freguesias de Pegões, marcada pelos testemunhos dos alunos sobre a importância da Academia nas suas vidas. Para o presidente da Câmara do Montijo, a Academia Sénior, “representa o que de melhor se faz ao nível das respostas sociais para a população idosa. Um projeto que tem crescido de ano para ano, que proporciona uma resposta diária aos problemas dos idosos e é essencial no combate ao isolamento dos cidadãos mais idosos desta zona do concelho”, sublinhou Nuno Canta. 
Quatro anos de sucesso na Academia de Canha e Pegões 

A festa de aniversário contou com as presenças do presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, da vereadora do pelouro da Ação Social, Maria Clara Silva, do presidente da União das Freguesias de Pegões, António Miguéns, do presidente da Junta de Freguesia de Canha, Armando Piteira, e do presidente da direção da Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo, João Martins.
Ao longo da tarde, os autarcas e público presente, foram brindados com a sabedoria e a dedicação dos alunos. Mais que um local de aprendizagem, tanto os alunos como os professores voluntários demonstraram que a Academia Sénior é um local de solidariedade, de partilha e de afetos.
O presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, agradeceu a todos os alunos, professores e técnicos o trabalho desenvolvido na Academia Sénior que “representa o que de melhor se faz ao nível das respostas sociais para a população idosa. Um projeto que tem crescido de ano para ano, que proporciona uma resposta diária aos problemas dos idosos e é essencial no combate ao isolamento dos cidadãos mais idosos desta zona do concelho”, afirmou.
Para o autarca, “a educação e formação ao longo da vida que esta Academia proporciona são decisivas para a construção de um Montijo onde a coesão social, os direitos humanos e a divesidade cultural têm, cada vez, mais sentido”.
Para além da leitura de poemas e da música pelos alunos, a festa de aniversário da Academia Sénior serviu, ainda, para a formalização de um protocolo entre a Junta da União das Freguesias de Pegões e a Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo que permitirá reforçar o projeto Junto de Si, com a colocação ao serviço da população de Pegões da carrinha da Oficina ao Domicílio.
A Academia Sénior é uma das áreas chave do Projeto Junto de Si, financiado pelo PRODER e cujo principal objetivo é criar, dinamizar, e organizar atividades culturais, recreativas, de convívio e de aprendizagem sobre diferentes temas, através de um modelo de formação não formal.

Agência de Notícias

Comentários