Palmela recebe propostas do OP até ao final de Maio

Participação, uma forma de estar no concelho de Palmela

Até 31 de Maio, o município de Palmela continua a receber os inquéritos com propostas de intervenção e definição de áreas prioritárias de trabalho, no âmbito do processo Orçamento Participativo designado, pela autarquia como, "eu participo! 2016". As oito reuniões públicas realizadas com a população e com as equipas municipais terminaram  no mês de Abril, registando uma participação cada vez mais informada e interessada. A autarquia lembra que, das propostas recolhidas em 2015, "foram incluídas nas Grandes Opções do Plano, 26 ações, que representam mais de meio milhão de euros de investimento".  
Reuniões do Orçamento Participativo percorreram  as freguesias 

De acordo com a autarquia de Palmela, já foram "recenseadas várias questões e é possível fazer chegar novos contributos até ao final do próximo mês. A participação de todos os que vivem e trabalham no concelho é determinante para que os resultados e os compromissos a assumir reflitam as expetativas e as necessidades sentidas, em cada freguesia". 
Depois da análise política e técnica das propostas apresentadas, o município "promove uma nova ronda de reuniões públicas, em Setembro deste ano, para hierarquizar as ideias apresentadas, procurando integrar no próximo Orçamento e nas Grandes Opções do Plano 2017-2020 o maior número possível de propostas consensuais e dentro da realidade financeira da autarquia".
É de sublinhar que, das propostas recolhidas em 2015, "foram incluídas nas Grandes Opções do Plano, 26 ações, que representam mais de meio milhão de euros de investimento", explica a autarquia presidida por Álvaro Amaro.
Além do processo Orçamento Participativo, desenvolvido em Palmela, "de forma pioneira, a política de participação e cidadania levada a efeito no concelho" está patente em diversos projetos, que "aproximam a gestão pública das pessoas, ao longo de todo o ano, caso das Semanas das Freguesias, das reuniões públicas e dos atendimentos descentralizados, do OP-Trabalhadores, do projeto “Eu Participo! – crianças e jovens”, dos processos de participação e voluntariado “(A)Gente do Bairro” e “2 (de)mãos por Palmela” ou do Projeto Educativo Local", diz a Câmara de Palmela.
Os inquéritos, as fichas de orçamento 2016 e o Guia do Orçamento Participativo estão disponíveis para consulta e preenchimento na página do Município de Palmela. Os inquéritos podem ser enviados por via digital ou entregues em papel, em qualquer um dos balcões de atendimento municipal, sedes e delegações das Juntas de Freguesia.

Agência de Notícias

Comentários