Palmela apoia instituições com intervenção social no concelho

União Social Sol Crescente da Marateca vai ter casa nova

A Câmara de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública descentralizada, na freguesia da Marateca, duas propostas na área da intervenção social: a celebração de contrato de comodato entre o município e a União Social Sol Crescente da Marateca, com vista à cedência da antiga escola do 1º Ciclo do Ensino Básico de Águas de Moura nº2, no Bairro Margaça, para instalação do Centro de Dia e a atribuição de um apoio financeiro no valor de cinco mil euros à Casa do Povo de Palmela - Centro Social em Lagameças, para comparticipar nas despesas de aquisição de novos equipamentos de espaço de jogo e recreio. A autarquia cede edifício à União Social Sol Crescente para instalação de Centro de Dia. 
Palmela apoia instituições das freguesias rurais 

Depois da reunião pública descentralizada, realizada no Grupo Desportivo “Leões de Cajados”, ter sido aprovada, de forma unânime, a celebração de um contrato de comodato com a União Social Sol Crescente da Marateca para cedência da antiga EB Águas de Moura 2, em Bairro Margaça, onde passará a funcionar o Centro de Dia,  os autarcas visitaram, no decorrer das semana dedicada à freguesia de Marateca, as suas atuais instalações e a creche.
Na antiga escola – um edifício com mais de 2.500 metros quadrados de área – esta instituição particular de solidariedade social terá melhores condições para o desenvolvimento da sua atividade e para apoiar os seus 33 utentes em Centro de Dia, bem como os 20 que usufruem do Serviço de Apoio Domiciliário.
Constituída em 1986, esta instituição evidencia a consolidação de laços com a comunidade, sendo o seu trabalho claramente reconhecido. Tem vindo a estabelecer uma relação de cooperação com os seus parceiros, designadamente, entidades com intervenção social e intervém, com elas, no território, visando o bem-estar e a inclusão.
Atualmente, assegura as respostas sociais de creche, pré-escolar, ATL, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário. A Associação disponibiliza, também, 50 refeições diárias, através da Cantina Social, medida que decorre do Programa de Emergência Social, e continua a assegurar, na época balnear, semanas de praia às crianças e população sénior da freguesia. 
A União Social Sol Crescente apoia, ainda, no âmbito de parcerias estabelecidas com outras instituições, 140 pessoas com refeições, através do Programa de Apoio Alimentar do Banco Alimentar contra a Fome da Península de Setúbal.

Centro Social em Lagameças vai ter espaço de jogo e recreio
O Espaço Jogo e Recreio do Centro Social em Lagameças encontra-se encerrado há mais de dois anos, por não apresentar as condições mínimas de segurança à sua utilização e por não haver condições financeiras para a sua remodelação.
A Casa do Povo de Palmela é uma Instituição Particular de Solidariedade Social constituída em Julho de 1972, com "o objetivo de promover o desenvolvimento, o bem estar e a solidariedade social da comunidade local, designadamente, em Lagameças, local onde esta instituição desenvolve o seu trabalho", diz a autarquia.
Atualmente, a Associação acolhe e presta apoio nas seguintes respostas sociais: 15 utentes na valência de Creche, 25 utentes na valência de Pré-escolar, 20 utentes na valência de ATL, 40 utentes na valência de Centro de Dia e 10 utentes na valência de Serviço de Apoio Domiciliário.

Comentários