Paio Pires concentra-se para reivindicar melhor ambiente

Poluição provocada pela Siderurgia Nacional volta a ser debatida 

A população do Seixal concentra-se este sábado, dia 12 de Março, a partir das 15 horas, no Parque da Quinta do Mirante, em Aldeia de Paio Pires, para reivindicar um melhor ambiente para os moradores desta localidade e do concelho do Seixal.  O encontro alerta para as consequências da poluição ambiental proveniente do complexo industrial da antiga Siderurgia Nacional, responsável pela projeção de descargas de substâncias poluentes na atmosfera e emissão de ruídos, bem como exige uma vez mais junto das entidades responsáveis uma resolução do problema através de uma intervenção célere e eficaz. 
População de Paio Pires contra poluição da Siderurgia Nacional

Este é um assunto de extrema importância para o concelho, para o qual a Câmara do Seixal "tem procurado soluções, embora a responsabilidade quer no âmbito do licenciamento da atividade, quer no âmbito da fiscalização das condições da respetiva exploração e seus impactos na saúde pública e no ambiente seja da Administração Central", disse ao ADN fonte da autarquia.
Nesse dia, será ainda assinada pelas diversas entidades organizadoras desta iniciativa, uma resolução que enquadra a problemática e apela às entidades responsáveis para a resolução urgente da situação.
A autarquia promoveu também, no dia 17 de Fevereiro, um Fórum Seixal sobre esta temática, que contou com a presença e intervenção de inúmeros munícipes desta localidade que expuseram a sua situação, onde se colocou a necessidade de intensificar a luta em defesa de um melhor ambiente.
Este é um assunto de extrema importância para o concelho, para o qual a autarquia tem procurado soluções, embora a responsabilidade quer no âmbito do licenciamento da atividade, quer no âmbito da fiscalização das condições da respetiva exploração e seus impactos na saúde pública e no ambiente, seja integral e exclusivamente do Poder Central.
Prova disso, diz fonte da Câmara Municipal, "são as inúmeras diligências municipais nesta matéria junto das diversas entidades da Administração Central e do Governo, entre as quais os Ministérios da Economia e do Ambiente, visando a resolução das questões ambientais suscitadas".
Das várias diligências municipais junto da Administração Central, destaca-se a proposta feita ao secretário de Estado do Ambiente, a 16 de Setembro de 2014, para a criação de um Grupo de Trabalho Interdisciplinar para a Qualidade do Ar no Município do Seixal, que integrasse o Município do Seixal e as entidades com competências na matéria, para acompanhar e desenvolver estratégias concertadas para a resolução dos problemas da qualidade do ar verificados na zona de Aldeia de Paio Pires.
"Foi devido a esta proposta que foi possível que as entidades que detêm as competências legais para fiscalizar as implicações ambientais decorrentes da atividade da Siderurgia Nacional, dessem início ao respetivo procedimento de fiscalização, concretizado na vistoria realizada a 4 de Fevereiro de 2015, onde se concluiu que a exploração daquela empresa não respeitava todos os condicionamentos legais e disposições regulamentares aplicáveis, devendo a fábrica adotar um conjunto de correções, num prazo que o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação concedeu prorrogar, a pedido da empresa, até final de 2015", explica a autarquia.
Neste momento a Câmara do Seixal aguarda os resultados da nova vistoria deste Instituto, realizada em Fevereiro deste ano, de forma a avaliar as atuais condições de funcionamento da empresa e validar as eventuais ações de melhoria introduzidas.

Campanha Aldeia de Paio Pires Limpa já está nas ruas
Ainda na Aldeia de Paio Pires Limpa já está nas ruas uma campanha que tem como objetivo, "alertar a população para a importância de colocar o lixo nos locais certos, não deixar o lixo no chão e colocar os resíduos recicláveis nos ecopontos", sublinha a autarquia do Seixal.
Para reforçar a capacidade de resposta dos serviços, a Câmara do Seixal e a União de Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires procederam à abertura ao público do novo Ecocentro de Aldeia de Paio Pires, nas oficinas da junta de freguesia, junto à Av. da Siderurgia Nacional.
Neste local podem ser depositados resíduos de construção, monos e resíduos de jardins. Mais informações disponíveis sobre o Ecocentro de Aldeia de Paio Pires através do contacto 211 316 223.
Aldeia de Paio Pires Limpa integra a campanha concelhia Seixal Limpo, que teve início em Corroios e irá chegar em 2016 às restantes freguesias. "A ideia nasceu em 2014 durante uma iniciativa semelhante em Fernão Ferro, uma das zonas do concelho onde este problema se faz sentir com maior intensidade", conta a autarquia.
Para acompanhar todos os materiais promocionais foi criado o selo Seixal Limpo "como elemento principal da mensagem, que identifica as principais ideias a transmitir, bem como divulga o contacto telefónico disponível para esclarecimentos, informações e marcações de serviços de recolha", conclui a câmara do Seixal.


Comentários