Barreiro reuniu Conselho Local de Ação Social

“Conseguir responder a todos, respondendo a cada um”

No âmbito da Rede Social, a Biblioteca Municipal do Barreiro recebeu a 39ª Reunião Plenária do Conselho Local de Ação Social do Barreiro, moderada pela vereadora Regina Janeiro, responsável pela área de Intervenção Social. A adesão de novos membros e a deliberação sobre a proposta de ação do Conselho Local de Ação Social para 2016 foram alguns dos pontos da ordem de trabalhos. Nesta reunião, Carlos Humberto, presidente da Câmara do Barreiro, enalteceu o trabalho dos parceiros da Rede Social. “Tem sido um grato prazer assistir a este percurso e caminho”, referiu o autarca. 

Barreiro quer quebrar o ciclo da pobreza do país e do concelho  

Carlos Humberto lembrou que, a 2 de Abril, comemoraram-se os 40 anos da Constituição da República Portuguesa, que “consagra direitos inalienáveis do povo português e das instituições”. “Gostaríamos que todos os direitos da Constituição fossem cumpridos”, referiu o autarca do Barreiro, salientando que “temos de caminhar nesse sentido”. “É preciso que as condições de vida evoluam, ao longo das décadas, no sentido positivo, para que possamos ser ‘cidadãos de corpo inteiro’, aceitarmos as diferenças numa sociedade mais aberta, multicolor e multicultural. Este é um espaço onde isso se vai refletindo”, salientou Carlos Humberto relativamente à Rede Social. “Conseguir responder a todos, respondendo a cada um” é o grande desafio que se coloca às instituições, na opinião do presidente da Câmara do Barreiro.
Carlos Humberto considerou que é necessário “quebrar o ciclo da pobreza” e “ultrapassar este mundo de desigualdades”, mas reconheceu “os avanços na área social no Concelho e o esforço de articulação, de construir em rede”, salientando que “tem sido um grato prazer assistir a este percurso e caminho”.

Reunião plenária CLASB
Na Reunião Plenária foi ratificação da adesão ao CLASB - Conselho Local de Ação Social do Barreiro -  do CRIBB (Centro dos Reformados e Idosos da Baixa da Banheira). De salientar que o CRIBB tem como respostas sociais o Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de Dia, Creche, protocolo para funcionamento de uma cantina social e Gabinete de Inserção Social. Exerce a sua atividade nos concelhos do Barreiro e Moita.
Cátia Santos, da Associação Abraço, fez a apresentação do Serviço de Apoio Domiciliário da Abraço, para pessoas infetadas e afetadas pelo VIH/SIDA, referindo, entre outros aspetos, diversas valências com vista à melhoria da qualidade de vida dos utentes e de apoio a familiares. Informou os presentes sobre os contactos da Abraço no caso de necessidade de encaminhamento de determinados casos.
Foi deliberado que o representante das IPSS do Concelho para o Grupo de Acompanhamento do Plano Local de Saúde do Arco Ribeirinho é a Associação de Diabéticos do Barreiro e Moita, sendo que o representante das Instituições Sem Fins Lucrativos para o Núcleo Executivo do CLASB é a Associação de Mulheres com Patologia Mamária.
Na reunião foi ainda apresentada, analisada e aprovada a proposta de Plano de Ação/2016 do CLASB e o processo de estruturação e implementação da Rede para o Voluntariado Barreiro/Moita. A Rede de Respostas Integradas foi apresentada na sua generalidade tendo sido aprovado o seu modelo de governação. Seguir-se-ão, agora, novos passos para a sua estruturação e implementação.
Foram ainda apresentadas as alterações previstas ao Regulamento Municipal de Atribuição de Condecorações do Município do Barreiro e recolhidos contributos dos parceiros.

Agência de Notícias

Comentários