Autoeuropa volta a parar fábrica oito dias em Março

Empresa continua a produzir 460 carros por dia 

A Autoeuropa, em Palmela,  vai suspender a produção durante seis dias em Março, perto da Páscoa, depois de ter estado parada 27 dias úteis, entre Dezembro do ano passado e Janeiro deste ano. Para tal, a fábrica vai recorrer aos ‘down days’, um instrumento de flexibilização dos horários de trabalho, que está previsto no Acordo de Empresa e permite ajustar o número de veículos produzidos às necessidades do mercado. No segundo semestre de 2016, a fábrica de Palmela deverá começar a produzir os protótipos do novo modelo que já serão montados na nova plataforma que está a ser montada na maior fábrica de automóveis do país.  
Fábrica de Palmela anunciou nova paragem na Páscoa 

A produção da fábrica de Palmela pára nos dias 17, 18, 21, 22, 23 e 24 de Março. O coordenador da Comissão de Trabalhadores da  Autoeuropa, António Chora, explicou ao Diário Económico que a fábrica vai recorrer a esta ferramenta, “essencialmente, para manter a produção nos 460 carros por dia e assim garantir que quando trabalhamos todos os colaboradores são necessários”. No âmbito do acordo laboral, até Setembro de 2016, a administração garante que não haverá despedimentos colectivos.
A maior fábrica de automóveis portuguesa prepara-se para um ano que deverá ser marcado pela redução da produção e por um maior número de dias de paragem face aos registados em 2015. Em causa está o facto de produzir apenas dois modelos - VW Scirocco e os monovolumes VW Sharan e Seat Alhambra - que não têm uma procura muito elevada.
De Palmela, em 2015, saíram 102 mil 158 unidades, menos 100 unidades que no ano anterior.
Em Janeiro de 2016, a fábrica produziu apenas três mil 162 unidades menos 65,2 por cento que no ano anterior. O volume de produção foi bastante mais baixo porque a fábrica só abriu as portas a 21 de Janeiro.
No ano passado, depois de ter terminado a produção do VW Eos, em Julho, a Autoeuropa passou a produzir 460 unidades por dia, um número que mantém ainda este ano. António Chora prevê que, pelo menos, “nos primeiros trimestres a produção deverá ser a actual”. 

Protótipos do novo modelo chegam na segunda metade deste ano 
No entanto, o coordenador da Comissão de Trabalhadores da fábrica de Palmela, confirma que “neste momento apenas sabemos que a produção vai ser relativamente inferior ao ano passado”.
António Chora avança ainda que alguns dos ‘down days’ agendados para Março próximo são “para continuar o plano de investimentos (tecnologias) da plataforma ‘Modularer Quer Baukasten’ (MQB)” que está a ser implementada na unidade industrial portuguesa.
No segundo semestre de 2016, a Autoeuropa deverá começar a produzir as ‘null series’, ou seja, protótipos do novo modelo que já serão montados na plataforma MQB.
Em 2014, a fábrica anunciou um investimento de 677 milhões de euros para implementar a nova plataforma na fábrica de Palmela. O novo modelo irá garantir a permanência da fábrica da VW no país, impulsionar a produção acima das 150 mil unidades por ano e criar mais 500 empregos directos. Embora o nome do carro ainda não tenha sido confirmado pela administração da fábrica, o Diário Económico avança que será o novo Polo SUV (um veículo utilitário desportivo), que poderá ter outra denominação.

Agência de Notícias

Comentários