30 mil pessoas no cortejo do Carnaval de Sesimbra

Vila lotou com a  grande festa de Carnaval 

Cerca de 30 mil pessoas assistiram ontem, segundo a autarquia, ao desfile de Carnaval na marginal da vila de Sesimbra, com seis escolas de samba e dois grupos de axé, que surgiu na década de 1980 no Brasil. "Com este tempo fantástico, com esta marginal, com o mar, com o ritmo e o colorido, com toda animação das escolas de samba, é um dos melhores carnavais de sempre", disse à Lusa a vereadora da Cultura na Câmara de Sesimbra, Felícia Costa.  Hoje há o desfile de palhaços, as 15 horas, e amanhã a partir das duas da tarde as escolas de samba e o axê voltam à praia da Califórnia. Assim o tempo ajude. 
Sesimbra encheu para ver o primeiro desfile de Carnaval 

"Esperamos ter cerca de 30 mil pessoas. Aliás, a vila de Sesimbra não comportará muito mais. A vila está cheia neste momento, o que significa que as pessoas já começaram a interiorizar que o Carnaval de Sesimbra é um dos melhores a nível nacional", acrescentou a autarca sesimbrense, enquanto assistia à partida dos primeiros carros alegóricos no desfile deste domingo.
Felícia Costa lembrou que, além do samba, Sesimbra vai ter também uma concentração de palhaços na segunda-feira, bem como as tradicionais cegadas, uma reposição das cantigas de escárnio e maldizer da Idade Média, com muita crítica social e política, e muita diversão durante as noites de Carnaval.
Certo é que o Carnaval de Sesimbra atrai gente de muitos pontos do país, uns porque já se habituaram a marcar presença todos os anos, outros porque ainda não tinham tido oportunidade de conhecer, como Inês Mendes, que veio do Ribatejo com a família para assistir ao carnaval sesimbrense.
"É a primeira vez e estou a gostar imenso. Venho da zona do Ribatejo. Gostava de ver o Carnaval de Sesimbra e este ano surgiu a oportunidade. E não desiludiu", disse à Lusa.
"A mim está-me a agradar bastante. Penso que o Carnaval de Sesimbra está igual a anos anteriores, mas sempre muito animado", corroborou Elsa Lampreia, de Alhos Vedros, enquanto uma amiga lamentava a "demora entre a passagem dos diferentes carros alegóricos".
Para Tiago Silva, residente em Fernão Ferro, no Seixal, o Carnaval de Sesimbra está cada vez melhor, graças ao investimento da Câmara Municipal na requalificação da marginal.
Carlos e Margarida chegaram de Pinhal Novo e depressa "se apaixonaram" pelo ambiente que se vive nesta vila à beira do Atlântico. "Estivemos no desfile trapalhão e do grupo feminino, no sábado, que foi deslumbrante. É, sem dúvida, um dos momentos mais marcantes deste Carnaval. Hoje [ontem] voltamos para ver o corso e é uma festa que se espalha por toda a Praia da Califórnia e por toda a vila. Está tudo cheio e, é claro, que esta é uma festa que desenvolve a economia local por estes dias de folia e diversão".
Todos os anos milhares de pessoas confirmam o Carnaval de Sesimbra como um dos principais da região e do País. As celebrações do Entrudo naquela vila ganharam, ao longo dos anos, prestígio maior, atraindo foliões oriundos dos mais diversos pontos. O desfile das escolas de samba e grupos de axé, voltam para a última exibição na terça-feira, a partir das 14 horas.

Cortejo de Palhaços esta tarde  
Mas, também o Cortejo de Fantasias de Palhaço rapidamente se tornou numa imagem de marca do Carnaval sesimbrense. Este cortejo está agendado para esta segunda-feira a partir das 15 horas, e promete voltar a afirmar-se como iniciativa única. Até porque, já granjeou fama além-fronteiras.
“Depois de ter conquistado um lugar de destaque na lista dos melhores desfiles de escolas de samba do País, nos últimos anos a vila de Sesimbra passou também a ser conhecida por acolher o maior desfile de palhaços do mundo, que junta todos os anos perto de quatro mil mascarados de todas as idades”, sublinha a autarquia. 
O Cortejo de Fantasias de Palhaço, acrescenta a autarquia, “começou por ser uma brincadeira de um grupo de amigos, em 1999, para animar a tarde de segunda-feira de Carnaval”. Logo no primeiro ano ganhou estatuto elevado, juntando centenas de pessoas fantasiadas de palhaço e dando que falar em termos nacionais. Daí em diante, “foi reunindo cada vez mais mascarados, até se tornar num dos destaques do Carnaval de Sesimbra”, sendo que para participar neste cortejo basta apenas a qualquer folião aparecer devidamente trajado.
A câmara municipal acrescenta ainda que “além dos palhaços, há todo um conjunto de gerigonças”, como “barcos com rodas, naves espaciais, triciclos com asas”, que“dão um outro colorido a um festejo com muitas surpresas, onde rir é obrigatório”.

Cavalhadas e bailes também animam concelho 
A aldeia de Alfarim vai manter as Cavalhadas, nas quais um grupo masculino, a cavalo, de bicicleta ou de mota, demonstrará toda a sua perícia, recriando hábitos medievais. As Cavalhadas, vinca ainda a autarquia, são “um costume típico das zonas rurais e no concelho de Sesimbra têm acompanhado várias gerações”. Assim, no próximo dia 9, às 15 horas, no Largo das Forças Armadas, em Alfarim, um grupo de participantes, de todas as idades, vai testar o seu jeito de cavaleiro.
O Enterro do Bacalhau, uma das tradições do Carnaval de Sesimbra que marca o encerramento das comemorações, percorre na noite de quarta-feira as ruas da vila sesimbrense, num cortejo onde o humor está sempre presente. Antes, porém, nota ainda para os típicos bailes de mascarados nas colectvidades. Até terça-feira, os ritmos mais quentes e animados, entre os quais se destaca o samba, vão poder ser apreciados na Sociedade Musical Sesimbrense e no Clube Sesimbrense (Grémio).

Comentários