Volta a Portugal em Bicicleta regressa ao Distrito de Setúbal

Alcácer do Sal, Montijo, Palmela e Setúbal no caminho da volta a 6 de Agosto 

Setúbal é anfitriã, a 6 de agosto, da penúltima etapa da 78.ª Volta a Portugal em Bicicleta, com a emblemática prova nacional, integrada no calendário de eventos da Cidade Europeia do Desporto a regressar à cidade sadina mais de 40 anos depois. “Passados 42 anos sobre o tiro de partida que lançou o ciclista Américo Silva, do Sport Lisboa e Benfica, para a vitória na etapa que uniu Setúbal a Lagos, a grande festa do ciclismo regressa finalmente à terra de Bocage”, realçou a presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, na apresentação do evento. A penúltima etapa da prova começa em Alcácer do Sal, para um percurso que se estende a Montemor-o-Novo, Vendas Novas, Pegões, Montijo, Pinhal Novo, Palmela e uma primeira passagem por Setúbal, cidade na qual está instalada a meta. Os ciclistas percorrem ainda Azeitão e a Serra da Arrábida antes de voltarem à capital do distrito. 
Volta a Portugal tem penúltima etapa no distrito de Setúbal 

A principal prova do ciclismo nacional regressa, em 2016, ao sul do País, com a meta da penúltima etapa instalada em Setúbal para finalizar um percurso de cerca de 180 quilómetros iniciado em Alcácer do Sal, com passagens por Azeitão e pela Serra da Arrábida, entre outras localidades.
Em conferência de imprensa realizada na manhã de dia 19, na Casa da Baía, a autarca sublinhou que “o regresso da Volta a Portugal em Bicicleta é um dos mais destacados acontecimentos desportivos integrados no vasto programa de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016”.
Maria das Dores Meira afirmou, igualmente, que “a Volta a Portugal em Bicicleta é a mais democrática festa desportiva do País”, uma prova “em que a participação popular não tem limites nem barreiras” e na qual “onde todos podem estar, ver e sentir a pureza do desporto”.
A penúltima etapa da prova começa em Alcácer do Sal, previsivelmente a partir do meio dia, para um percurso que se estende a Montemor-o-Novo, Vendas Novas, Pegões, Montijo, Pinhal Novo, Palmela e uma primeira passagem por Setúbal, cidade na qual está instalada a meta.
Depois de uma primeira passagem pela urbe sadina, a prova segue para Azeitão, com os últimos quilómetros da etapa percorridos na Serra da Arrábida, na qual é disputada o “Prémio de Montanha”. A prova termina na Avenida Luísa Todi, com meta instalada no Largo José Afonso, por volta das 17h30.
“Em 2016, ano em que Setúbal é Cidade Europeia do Desporto, quebra-se o mais longo período em que a Volta a Portugal em Bicicleta esteve afastada da nossa cidade. Teremos uma extraordinária etapa da Volta, já muito próximo do fim da prova, quando as emoções estão no auge”, realçou Maria das Dores Meira.
A ligação de Setúbal à Volta a Portugal em Bicicleta é antiga e remonta à primeira edição da prova quando, em 1927, recebeu a meta da etapa inaugural. O evento nacional passou pela urbe sadina mais 14 vezes, entre as décadas de 30 e 60, com os ciclistas a rodarem no asfalto setubalense pela última vez em 1974.
Maria das Dores Meira mostrou-se convicta no sucesso da iniciativa. “Tenho a certeza que nos trará milhares de pessoas para ver este espetáculo desportivo que fez passar pela nossa cidade, como líderes da prova, ciclistas tão extraordinários como José Maria Nicolau, Alves Barbosa ou Joaquim Agostinho”.

Volta de regresso à planície Alentejana 
A prova foi apresentada ontem na cidade de Setúbal 
O presidente da Câmara de Alcácer do Sal, Vítor Proença, que elogiou o trabalho dinamizado pelo município de Setúbal no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2016, afirmou que “o regresso ao sul da Volta a Portugal em Bicicleta é o corolário do título” conquistado pela autarquia sadina.
O autarca realçou que “era uma injustiça a Volta a Portugal em Bicicleta só estar a norte do Tejo”. Acrescentou, ainda, que nesta edição “o Alentejo volta a estar no mapa da prova nacional” e que “Alcácer do Sal fez e faz parte dos grandes eventos desportivos” em Portugal.
Na apresentação da penúltima etapa da 78.ª Volta a Portugal em Bicicleta, o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, partilhou a “grande satisfação por alargar a prova a sul do Tejo”, naquele que considera ser “o evento mais popular” de Portugal.
Aquele responsável frisou também que “estão reunidas todas as condições para um dia com sucesso, com muito público a assistir à prova”. Reforçou que a etapa da Volta a Portugal em Bicicleta “vem enriquecer o belo programa desportivo que a Câmara Municipal apresentou a propósito da Cidade Europeia do Desporto 2016”.
Já o diretor da Volta a Portugal em Bicicleta, Joaquim Gomes, revelou que apesar do programa da 78.ª edição da prova “ainda não estar fechado”, a penúltima etapa, com chegada em Setúbal, deverá ter “cerca de 180 quilómetros” e uma duração de “cerca de quatro horas e meia”.
A 78.ª Volta a Portugal em Bicicleta, que se realiza entre 27 de Julho e 7 de Agosto, numa organização da Podium Events, deverá contar com a participação de “18 a 20 equipas, das quais seis são nacionais” anunciou Joaquim Gomes, incluindo as recentes equipas do Sporting Clube de Portugal e Futebol Clube do Porto.

Comentários