Setúbal discutiu parcerias para a Mitrena

Polo logístico e industrial deverá assumir-se como uma marca e facilitar a internacionalização

O trabalho de várias entidades em parceria, em torno de objetivos comuns para captar mais investimento para a região, foi enaltecido pela presidente da Câmara de Setúbal, no VI Seminário Plataformas Logísticas Ibéricas. Maria das Dores Meira afirmou que o Porto de Setúbal “é um dos mais importantes fatores de desenvolvimento da base económica do concelho”, mas ressalvou que “para o sucesso da estratégia definida pelo Porto é incontornável a importância e o contributo da qualificação da cidade de Setúbal e da sua organização territorial”. 
Setúbal quer devolver zona industrial da Mitrena 

Maria das Dores Meira foi responsável por uma das várias intervenções realizadas durante o encontro organizado pela APSS – Associação dos Portos de Setúbal e Sesimbra e a AICEP Global Parques e que decorreu ao longo da manhã de terça-feira, no auditório do Centro de Negócios BlueBiz Global Parques, em Setúbal.
“Tenho de me congratular com a capacidade e a vontade demonstrada por todas as entidades na forma como se entenderam em torno de objetivos comuns”, frisou a autarca na intervenção realizada após a assinatura do protocolo “Região Industrial, Logística e Portuária de Setúbal Rumo ao Futuro”.
O acordo tem como grande finalidade atrair investimento ao concelho e à região e tem a particularidade de unir várias entidades, com diferentes campos de ação, que vão contribuir para objetivo comum, além de agilizar processos e contactos com investidores.
Além da Câmara de Setúbal, o protocolo foi subscrito pela APSS, a AICEP, a CPS – Comunidade Portuária de Setúbal, o IPS – Instituto Politécnico de Setúbal e a SAPEC.
O acordo interinstitucional formaliza, sublinhou Maria das Dores Meira, a disponibilidade das várias entidades para se articularem entre elas “em prol do desenvolvimento económico e do progresso da zona logística e industrial de Setúbal e da região”.Medida que a presidente da autarquia sadina salienta ser “imprescindível para um futuro com mais desenvolvimento, mais trabalho, mais riqueza para todos”.
Maria das Dores Meira afirmou que o Porto de Setúbal “é um dos mais importantes fatores de desenvolvimento da base económica do concelho”, mas ressalvou que “para o sucesso da estratégia definida pelo Porto é incontornável a importância e o contributo da qualificação da cidade de Setúbal e da sua organização territorial”.

Futuro passa por criar plano de marketing para a Mitrena
Autarquia e empresas juntas na procura de parcerias frutuosas 
A autarca recordou que a Câmara Municipal tem desenvolvido um esforço assinalável na concretização de “parcerias frutuosas” com a APSS, bem como outras instituições.
Além do Plano de Ação Territorial para a Frente Ribeirinha, da preparação para a construção de uma marina e de um terminal de cruzeiros e da redefinição da jurisdição portuária, medidas que foram elaboradas em conjunto com a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, a edil recuperou outros projetos que contam com o envolvimento da Autarquia e que foram criados em parceria.
Casos como o da colaboração estabelecida com o Instituto Politécnico de Setúbal, através da qual se pretende proceder, numa primeira fase, à caracterização rigorosa do tecido empresarial da Mitrena e o que representa em termos económicos e ambientais.
Maria das Dores Meira adiantou que essa colaboração com o politécnico setubalense deverá avançar, numa segunda fase, para um plano de marketing para a Mitrena, polo logístico e industrial que se deverá assumir no futuro como uma marca, de maneira a facilitar a promoção e internacionalização do mesmo.
Com a AICEP, num outro exemplo, destacou a colaboração institucional para a viabilização da construção do primeiro Centro de Aprovisionamento Logístico da Decathlon em Portugal e que se encontra em funcionamento em Setúbal, após um investimento na ordem dos 30 milhões de euros.
Uma das áreas que Maria das Dores Meira considera prioritária desenvolver no seguimento do protocolo celebrado na terça-feira “são questões urgentes das acessibilidades e transportes, em particular a melhoria das condições de circulação rodoviária, em especial a requalificação da EN 10-4”, via atualmente desclassificada pelo Plano Rodoviário Nacional, mas ainda não integrada na rede municipal, “o que quer dizer que, na prática, nenhuma entidade assume a sua qualificação”.
A elaboração de um plano de gestão ambiental para a progressiva melhoria da qualidade ambiental e compatibilização com o desenvolvimento industrial, assim como a qualificação e formação de recursos humanos foram outros setores que a presidente da Câmara Municipal de Setúbal sublinhou para os quais considera necessário apostar nos esforços de parcerias interinstitucionais no âmbito do protocolo agora celebrado.
O VI Seminário Plataformas Logísticas, subordinado ao tema “Como atrair novos clusters logísticos e industriais e criar emprego?”, dividiu-se em dois painéis de debate.
O primeiro centrou-se na temática “Novas oportunidades de crescimento e investimento”, enquanto, o segundo, incluiu intervenções sobre “Alinhar stakeholders para exportações mais competitivas”.

Comentários