Barreiro anuncia obras na rede de água e admite trabalhadores

Investimento na rede de águas no Bairro Alfredo da Silva e na Rua Henrique Andrade Evans

Os investimentos da Câmara do Barreiro no Sector das Águas e Saneamento foi um dos principais temas da oitava reunião do Observatório Municipal da Água, que decorreu nos Paços do Concelho. As obras a nível de águas e saneamento, nomeadamente no Bairro Alfredo da Silva e na Rua Henrique Andrade Evans, foram temas de destaque na reunião. Está previsto, ainda, a reabilitação do reservatório de Sete Portais. Recorde-se que, numa primeira fase, em 2008, foram intervencionadas as tubagens e válvulas. "A intervenção actual tem como objectivo a reabilitação da cuba e parte exterior", explica a autarquia do Barreiro. A autarquia anunciou ainda a contratação de 25 trabalhadores para esta área. 
Investimento no sistema de águas ascende a um milhão de euros 


Um dos pontos da ordem de trabalhos foi a actual extinção da Simarsul, que foi englobada na Águas de Lisboa e Vale do Tejo, juntamente com mais 10 empresas e 84 Concelhos.
As obras a nível de águas e saneamento, nomeadamente no Bairro Alfredo da Silva e na Rua Henrique Andrade Evans, foram temas de destaque na reunião. Está previsto, ainda, a reabilitação do reservatório de Sete Portais. Recorde-se que, numa primeira fase, em 2008, foram intervencionadas as tubagens e válvulas. A intervenção actual tem como objectivo a reabilitação da cuba e parte exterior.
Sofia Martins, Vereadora responsável pelas Obras Municipais e Águas e Saneamento, informou que será feito um upgrade à telegestão (5ª fase), representando "um investimento acumulado ao longo dos anos de um milhão de euros, que permitirá a monotorização do cloro na rede, de modo a evitar falhas na injecção do mesmo".  Está prevista, também, a renovação de meios mecânicos e equipamentos e da frota da divisão.
Por outro lado, foram admitidos 25 novos trabalhadores, "alguns para reforço das equipas de águas e saneamento", sublinhou a autarca.
Sofia Martins apresentou ainda os planos implementados e em curso na área, designadamente Plano Geral de Águas e Saneamento; Plano de Segurança da Água; Plano de Controlo da Qualidade da Água; Plano de Controlo de Perdas; Gestão Patrimonial de Infraestruturas e Certificação ambiental.
Relativamente à Gestão Patrimonial de Infraestruturas, este novo programa "permite ter um conhecimento mais aprofundado sobre as infraestruturas. Por exemplo, em caso de roturas, informa quais as zonas a fechar de forma a reduzir os locais que ficam sem abastecimento de água", concluiu Sofia Martins. 
No início da sessão, o presidente da Câmara do Barreiro, Carlos Humberto, empossou o Capitão Tenente Luís Miguel Marques Ferreira Cardoso, representante da Escola de Fuzileiros de Vale do Zebro, como novo membro do Observatório.

Agência de Notícias

Comentários