Alcácer do Sal inaugurou ETAR em Rio de Moinhos

Nova ETAR vai melhorar ambiente na zona rural do concelho 

A Câmara de Alcácer do Sal inaugurou, no passado sábado, as obras de remodelação da ETAR de Rio de Moinhos, obra de grande importância para a população daquela localidade na freguesia do Torrão, já que a infraestrutura que existia era ineficaz do ponto de vista ambiental. A inauguração contou com a presença da população, que se inteirou sobre o funcionamento do novo equipamento moderno.

Autarquia investiu mais de 140 mil euros na nova ETAR 

A renovada Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) dispõe de um nível superior de tratamento e é composta pela estação elevatória e fossa séptica remodeladas. O equipamento conta ainda com um tanque biodisco e uma plataforma de evapotranspiração, também designada por lagoa de macrófitas.
Na envolvente foi construído um novo edifício de apoio à exploração, uma vedação e um portão do recinto da ETAR.
A obra a cargo da empresa CONSDEP - Engenharia e Construção, S.A. custou à Câmara de Alcácer do Sal, mais de 142 mil euros, acrescidos do valor do IVA. A obra da nova ETAR de Rio de Moinhos "contemplou ainda os arranjos exteriores, a construção do arruamento de acesso exterior e interior ao recinto com espaço de manobra para a viatura limpa-fossas, assim como a execução da rede de água e redes elétricas, nomeadamente alimentação e iluminação exterior", sublinhou a autarquia do distrito de Setúbal.
A estação de tratamento que existia "encontrava-se com um funcionamento deficiente e num estado bastante degradado. A remodelação do equipamento aumentou o grau de tratamento do efluente, por forma a preservar o meio ambiente", destaca a autarquia de Alcácer do Sal.


Comentários