Samouco comemorou 11º aniversário de elevação a vila

Praia  domina discursos no aniversário da vila de Samouco

A Junta de Freguesia de Samouco assinalou, no passado domingo,  uma sessão solene alusiva ao 11.º aniversário da elevação de Samouco a vila, uma data de grande importância para a população local. Representantes das autarquias locais juntaram-se à população samouquense nas comemorações, que decorreram no salão nobre da Junta de Freguesia. O presidente da Câmara de Alcochete destacou o desempenho dos muitos autarcas que contribuíram para que o Samouco fosse elevado à categoria de vila, referindo-se “à população do Samouco como o principal património desta freguesia que foi sendo construída ao longo do anos". Nesta sessão, os autarcas - tal como a população - estão preocupados com o que se passa na praia do Samouco. 
Autarcas querem resolver problema da praia do Samouco 

Luís Miguel Franco mencionou também no seu discurso que o Samouco enfrenta um problema grave ao nível do uso do espaço público: “O que foi construído na praia do Samouco, resultou do esforço físico, do empenho, da determinação e do tempo despendido não só do presidente da Junta de Freguesia, António Almeirim, mas de todos que o acompanharam nestes últimos três mandatos e custa muito ver o estado a que chegou a praia”.
"Devemos encarar esse problema como um problema de todos nós, não só da Câmara Municipal, nem da Junta de Freguesia, mas de toda a população do concelho e em particular da população do Samouco”, referiu Luis Miguel Franco, que sublinhou que a Câmara de Alcochete irá continuar a dialogar com as entidades que diretamente estão envolvidas na resolução daquele problema.
A finalizar a sua intervenção o presidente da autarquia de Alcochete anunciou publicamente que os serviços municipais estão a desenvolver um projeto de requalificação da Praça da República, que a seu tempo será apresentado à Junta de Freguesia.

"Organizar uma Praça para defender a Praia"
O presidente da Junta de Freguesia recordou o dia 9 de Dezembro de 2004 e como este dia continua a ser importante para o Samouco e no orgulho sentido no desenvolvimento de todo o processo que permitiu ao Samouco deixar de ser aldeia para ser vila.
No seu discurso António Almeirim enumerou algumas transformações que a vila foi sofrendo ao longo dos últimos anos, em particular no espaço público e ao nível dos cuidados de saúde e alertou para a existência de algumas situações relacionadas com a degradação do espaço público e de segurança existentes na vila.
“Temos problemas com a praia do Samouco, estão a destruir o que é nosso e considero que tal como já organizámos a Praça da Saúde talvez tenhamos de organizar uma Praça para defender a Praia”, disse António Almeirim.
O encerramento da sessão solene esteve a cargo do Grupo Coral Alentejano “O Sobreiro” da Baixa da Banheira, concelho da Moita, que interpretou alguns temas icónicos do cante alentejano, a que se seguiu o cantar de parabéns e o soprar das velas do bolo de aniversário.

Comentários