Cartão Municipal Sénior do Barreiro com mais aderentes

Autarquia quer dar mais qualidade de vida aos seniores

Novas empresas aderiram ao Cartão Municipal Sénior. Na assinatura do Protocolo de Colaboração entre o Município do Barreiro e as entidades, que teve lugar nos Paços do Concelho, o presidente da Câmara Municipal salientou as inúmeras atividades dirigidas e organizadas em conjunto com os seniores do Barreiro que promovem o convívio e a qualidade de vida. Carlos Humberto, salientou que “podemos ir mais longe, queremos ir mais longe. O nosso objetivo é facilitar a vida das pessoas idosas”, disse. O autarca salientou que neste momento no concelho do Barreiro já existem 2300 utilizadores do Cartão Sénior, que conta com a adesão de 23 empresas.

Câmara do Barreiro quer idosos mais ativos no concelho 

Carlos Humberto, referiu que o número de empresas e entidades que aderem ao Cartão Municipal Sénior tem vindo a aumentar, totalizando atualmente 23. No momento, cerca de 2300 munícipes já aderiram ao cartão “que visa facilitar a vida de pessoas que possam ter rendimentos menores”.
Em termos de iniciativas e projetos dirigidos à população sénior, o Autarca falou da ginástica, da hidroginástica, das caminhadas, do desconto no passe da terceira idade e da isenção no passe + 80 dos Transportes Colectivos do Barreiro, entre outras.
“É importante que as pessoas saiam de casa e tenham atividade. Estas iniciativas visam dar mais qualidade de vida aos seniores, fomentam o convívio e a aprendizagem”, salientou Carlos Humberto.
Recorde-se que com o objetivo de promover a solidariedade, o estímulo a hábitos de vida saudáveis e o combate ao sedentarismo e ao isolamento da população sénior, a Câmara do Barreiro criou, em Abril de 2011, o Cartão Municipal Sénior que consiste numa rede de concessão de benefícios, isenções e reduções para os seus utilizadores, designadamente na compra de bens, produtos e serviços públicos ou privados, através de protocolos a estabelecer com o comércio local.
Carlos Humberto, salientou que o concelho do Barreiro tem uma grande densidade de população sénior- “temos que dar atenção a este sector da população”. O autarca recordou que a primeira entidade que aderiu ao Cartão Sénior foi a Câmara Municipal do Barreiro, estabelecendo algumas regalias, nomeadamente a criação de um passe para a 3ª Idade e o Passe+80, este que apenas tem o custo anual do passe e que permite aos idosos com mais de 80 anos circular gratuitamente nos Transportes Colectivos do Barreiro.
O autarca recordou ainda que este passe “ajuda as pessoas a sair de casa” e verem "outras coisas novas", sublinhando que conhece idosos que diariamente utilizam os TCB’s para dar voltas pelo concelho, vão a Coina, vão ao Lavradio e “alguns fazem viagens diárias. Isso dá qualidade de vida às pessoas, para conviver, conversar e terem uma vida social mais activa”.
O presidente da Câmara do Barreiro referiu ainda que em articulação com as Juntas de Freguesias existem as Oficinas Séniores, que visam dar apoio para a realização de pequenas obras e melhoramentos nas residências de idosos.

Os benefícios do cartão 
O Cartão Municipal Sénior como benefícios, explica a Câmara do Barreiro, a "redução de 50 por cento na tarifa da Ginástica Sénior no âmbito do Programa “Mexe Com a Idade”, a "redução de 25 por cento nas tarifas das Piscinas do Barreiro e Lavradio, referente a inscrição, renovação, abertura ao público e frequência de modalidades". A "redução de 25 por cento nas tarifas do Varino/Muleta para aquisição de bilhete individual e desconto de 25 por cento no serviço de fotocópias em espaços municipais, Espaço J, Biblioteca Municipal e Espaço Memória".
Para aderir ao Cartão Sénior Municipal, os interessados devem possuir idade igual ou superior a 55 anos, residir no concelho do Barreiro e estar em situação de reformado, pensionista, ou em inatividade profissional permanente.
O Cartão Municipal Sénior tem um custo de 4.60 euros e é validado todos os anos com uma vinheta cujo custo é de 3.10  euros de acordo com o Regulamento de Tarifas e Preços do Município do Barreiro.
Documentos necessários:
O cartão apresenta ainda "descontos na aquisição de produtos ou serviços com entidades aderentes".
As novas empresas que assinaram ontem o protocolo são: TravelStation – Viagens e Turismo, Lda.; Escovidente Unip, Lda.: GestuSénior – Centro Geriátrico, Ortopedia, Apoio Domiciliário, Aluguer de Equipamentos; O Mundo dos Avós – Saúde e Bem-Estar, Lda; O Seu Médico – Instituto Médico Dentário do Barreiro, Lda; Centro Técnico Dentário Luso Unipessoal Lda.; Policlínica Heliodoro Salgado, Lda; Clínica de São Gonçalo, Barreiro. A Clinica Médica e Dentária Dra. Susana Oliveira Lda. e a Dimasul – Diagnóstico pela Imagem do Sul, Lda. não puderam estar presentes, pelo que assinam o protocolo de colaboração posteriormente.

Comentários