União das Freguesias de Pegões festejou 2.º aniversário

"Uma freguesia com uma história muito rica mas também de futuro"

A União de Freguesias de Pegões, no Montijo, comemorou  o seu segundo aniversário. A assinatura de um protocolo com a Associação Conversa Amiga e as homenagens ao Reverendo Padre Penha e ao Agrupamento de Escuteiros nº 967 marcaram as comemorações. Nesse mesmo dia, a União de Freguesias assinou um protocolo com a Instituição Particular de Solidariedade Social, a Associação Conversa Amiga com vista à criação de um “Quiosque de Saúde”, em Foros do Trapo,  para prestar serviços como consultas gerais de enfermagem e médicas, tratamentos de enfermagem, aconselhamento, apoio em medicamentos, que em casos socialmente identificados serão gratuitos. A autarquia vai apoiar financeiramente o projeto com três mil 840 euros anuais.
Freguesias de Pegões estão à dois anos juntas 

As comemorações tiveram início com uma cerimónia religiosa na Paróquia de Santo Isidro, seguindo-se a homenagem, a título póstumo, ao Reverendo Padre Penha, que contou com a intervenção de familiares e do presidente da União das Freguesias de Pegões, António Miguéns.
O autarca deixou palavras de “profundo reconhecimento pela obra deixada pelo Padre Penha que, enquanto esteve em missão nesta paróquia, soube apoiar e unir a população, criar amizades e, acima de tudo, deixar muitos amigos”.
António Miguens lembrou também o reverendo como professor, pois “ foi um dos impulsionadores do externado de Santo Isidro de Pegões, e foi sempre uma pessoa que soube dar palavras de amizade, de conforto a todos os alunos”.
A cerimónia contou com um descerramento de uma placa de homenagem ao pároco. Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo, afirmou que “como padre, como professor, como assistente social, o Padre Domingos António Penha distinguiu-se no colonato pela sua entrega, pela sua independência de espirito e pela sua fé. O seu percurso pessoal e de pároco foi sempre de dedicação e empenho nas respostas ao povo de Pegões Velhos.”
Depois de momentos de animação proporcionados pelo Grupo de Percussão Batucando teve lugar, na sede Junta de freguesia da União de Freguesias de Pegões, a sessão solene, onde foi entregue a distinção de mérito ao Agrupamento de Escuteiros nº 967 que comemora 25 anos de existência.

Quiosque de Saúde chega a Foros do Trapo
A União de Freguesias assinou um protocolo com a Instituição Particular de Solidariedade Social, a Associação Conversa Amiga com vista à criação de um “Quiosque de Saúde” para prestar serviços como consultas gerais de enfermagem e médicas, tratamentos de enfermagem, aconselhamento, apoio em medicamentos, que em casos socialmente identificados serão gratuitos.
A União de Freguesias vai apoiar financeiramente o projeto com três mil 840 euros anuais. António Miguéns referiu “o quiosque será instalado em Foros do Trapo, porque é aí que se encontram as pessoas mais afastadas das unidades de saúde da freguesia e servirá, ainda, a população das Faias”.
“Não substituindo as Unidades de Saúde é um espaço onde os nossos fregueses se podem deslocar semanalmente ou mais que uma vez por semana onde terão gratuitamente sempre que justificado rastreios e consultas” afirmou o autarca.
Na sua intervenção Nuno Canta mencionou que “Pegões é uma freguesia com uma história muito rica mas também de futuro com muitas potencialidades na área do agro e do enoturismo” acrescentando que “A Câmara do Montijo tem criado as necessárias parcerias com esta equipa de autarcas da União de Freguesias de Pegões para um trabalho a favor da coesão, da qualidade de vida, do desenvolvimento sustentável, da cultura e da escola pública”, sublinhou o presidente da Câmara do Montijo.
As comemorações terminam com churrasco, animado por alunos de acordeão Escola de Musica de Dança de Pegões.

Comentários