Quatro pessoas morrem em acidentes em Palmela

Dois acidentes matam em Águas de Moura e Lagameças 

Em menos de 24 horas dois  acidentes mancharam de sangue as estradas do concelho de Palmela. Ainda o país estava chocado com a tragédia da tarde de domingo, onde um homem de 45 anos e uma mulher de 38 anos perderam a vida num despiste, quando ontem ocorre mais uma tragédia. Em ambos os casos estão envolvidas crianças menores de idade que viajavam nos automóveis acidentados.  No domingo à tarde, 11 de Outubro, um despiste de um automóvel provocou a morte de um casal, tendo os dois filhos menores ficado feridos. Já na segunda-feira, uma colisão frontal matou uma mulher de 35 anos e uma criança. Deste acidente resultaram ainda ferimentos graves num bebé de 9 meses. As causas de ambos os acidentes estão a ser investigadas pelas autoridades.
Acidente em Águas de Moura tira a vida a duas pessoas

Dois adultos morreram e duas crianças sofreram ferimentos considerados "leves" no despiste de um veículo ligeiro de passageiros que ocorreu este domingo à tarde na Estrada Nacional (EN) 5, em Águas de Moura,
no concelho de Palmela, revelaram os bombeiros. Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal, o alerta para o acidente, que aconteceu na zona de Marateca, no concelho de Palmela, foi dado aos bombeiros às 15h17. O carro onde seguiam as quatro pessoas derrapou devido ao piso molhado e embateu numa árvore. 
As duas vítimas mortais do acidente automóvel são um homem, de 45 anos, e uma mulher, de 38 anos, revelou a GNR. Na viatura acidentada "viajava uma família" e as vítimas mortais são "o condutor e a esposa", disse à agência Lusa fonte do Comando Territorial de Setúbal da GNR. Quanto às duas crianças que sofreram ferimentos considerados ligeiros no sinistro, são "os filhos, uma rapariga, de 11 anos, e um rapaz, de oito anos", acrescentou a mesma fonte.
"As crianças estavam obviamente muito assustados", disse fonte dos bombeiros. No local estiveram as corporações de Águas de Moura e de Alcácer do Sal . O estado em que ficou a viatura acidentada, destruída por completo na sequência do embate após despiste, atesta a violência do acidente.
O trânsito esteve interrompido no local durante cerca de uma hora e meia para as operações de socorro, incluindo a aterragem do helicóptero do INEM ativado para o acidente mas que não chegou a transportar nenhuma das vítimas mais graves, cujo óbito acabou por ser confirmado no local. O casal que morreu neste acidente residia no concelho de Grândola.

Mãe e filha morrem nas Lagameças 
Já ontem, segunda-feira, cerca das oito horas, o CDOS de Setúbal foi chamado novamente a intervir num outro acidente, desta vez na EN 533, na localidade de Lagameças, no concelho de Palmela. Aqueles serviços da Protecção Civil enviaram para o local cerca de 25 operacionais e 11 veículos dos Bombeiros Voluntários de Águas de Moura e pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que transportou as crianças feridas ao hospital.
Quando chegaram ao local, os bombeiros depararam-se com uma colisão frontal entre dois automóveis, da qual resultou a morte de uma mulher de 35 anos de idade e ferimentos graves em duas crianças. Um bebé de 9 meses de idade foi transportado para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, depois de ter sido estabilizado no Hospital de São Bernardo, em Setúbal. Já a criança, com cerca de nove anos, acabaria por morrer durante o transporte para o Hospital de Santa Maria.
Carina Silva fazia o mesmo percurso todos os dias, desde casa, no Poceirão, até Lagameças, onde ia deixar as filhas, uma na escola e outra na creche. Mas o trajeto foi brutalmente interrompido ontem de manhã quando o seu Peugeot embateu  contra uma carrinha.
As causas do acidente não são conhecidas. O carro onde seguiam a mãe e as duas meninas vinha do lado do Poceirão, em direção a Pinhal Novo-Palmela e a outra viatura circulava no sentido contrário. O embate deu-se na lateral esquerda do automóvel da vítima mortal, do lado do pendura, o que sugere que a viatura já estava atravessada, que estaria em despiste. Carina terá tido morte imediata e as meninas ficaram encarceradas.
Do choque, quase frontal, só escapou ileso o condutor do outro carro, também residente na localidade, que saiu fisicamente ileso mas ficou em estado de choque, perante o quadro de violência provocado pelo sinistro.
A menina mais velha foi evacuada de ambulância para o campo de futebol de Cajados onde foi recolhida pelo helicóptero do INEM para Lisboa mas não resistiu aos ferimentos. 
O trágico acontecimento, que destruiu uma jovem família, deixou chocadas muitas pessoas na localidade, que conhecem a família. No café ‘A Cigana’, que fica a 100 metros do local do desastre, o ambiente era de consternação.
No troço de estrada em causa, mesmo à entrada das Lagameças, só pode circular-se a 50 quilómetros por hora mas, muitas vezes o limite de velocidade não é respeitado.  “Há muitos carros que passam aqui bem acima dos 100 Km/hora, até perto dos 200 Km/hora. Umas lombas resolviam o problema", diz um morador.

Comentários