Palmela recebeu comunidade educativa em Vale de Barris

A Educação é uma aposta continuada da autarquia 

O Teatro O Bando, no Vale de Barris, em Palmela acolheu o momento de convívio da receção à Comunidade Educativa 2015/2016. A iniciativa - uma organização da Câmara de Palmela com a Comunidade Educativa, em parceria com o Teatro O Bando e a Escola Secundária de Palmela -  abriu com a apresentação de um excerto da peça “História Breve da Lua” pelo Teatro O Búzio de Homero II. Na sua intervenção de boas vindas, o presidente da Câmara de Palmela, sublinhou o empenho do município nesta matéria e valorizou o trabalho da comunidade. "No Concelho de Palmela, a Educação é uma aposta continuada, pela importância da dimensão social que tem na promoção da inclusão e do desenvolvimento", disse Álvaro Amaro. 
Comunidade Educativa de Palmela recebida na sede de O Bando 

O concelho de Palmela teve, de acordo com Álvaro Amaro, "12 anos de sucessivos investimentos que transformaram positivamente o nosso Parque Escolar". O presidente da Câmara adiantou ainda que, até 2018, estão garantidos dois milhões e 304 mil euros, para requalificação e ampliação de infraestruturas de educação, nomeadamente, nas escolas de Aires, Águas de Moura, Quinta do Anjo e Cabanas. 
"A requalificação do Parque Escolar continuará a ser uma das pedras de toque da nossa intervenção. Desde logo, também, com a parceria com as Juntas de Freguesia, que recebem, anualmente, mais de 300 mil euros para fazer as pequenas intervenções e reparações do dia-a-dia", realça o líder do executivo municipal. 
Álvaro Amaro sublinhou, ainda, outras medidas que o município vai desenvolvendo, de acordo com as competências que lhe são atribuídas, nomeadamente, o investimento nos transportes escolares, cerca de um milhão e 300 mil euros e o apoio na alimentação, com um valor aproximado a 800 mil euros; a ampliação de medidas de apoio sócio educativo; o retomar de projetos, como o Aprender a Nadar ou a substituição de grande parte do equipamento informático nos estabelecimentos de educação e ensino do concelho, com 123 novos computadores e 142 impressoras, em 120 salas de 1º ciclo de ensino pré-escolar, um investimento superior a 89 mil euros.
Os recursos educativos disponibilizados pela autarquia e pelas entidades concelhias com intervenção nesta área foram, também, abordados no momento de convívio. "Ao sermos recebidos no Teatro O Bando, damos mais um passo na aproximação da cultura à educação, reforçando o teatro como uma ferramenta na construção de trajetórias formativas e de desenvolvimento pessoal e da comunidade. Assumimos a Educação como um bem comum, compromisso de todas as instituições e cidadãos".
O momento de convívio integrou, ainda, o lançamento do livro“Fantasiarte – Memórias, 20 anos”, um projeto que atravessa várias gerações, constitui uma aposta profunda na Educação pela Arte e conseguiu o envolvimento das famílias e da comunidade, contributos decisivos para seu o êxito; a homenagem aos 12 docentes e não docentes aposentados no anterior ano letivo e encerrou com o espetáculo “Abstenção”, pelo O Bando.
A receção à comunidade educativa "assinala o início do ano letivo e promove a interação entre todos os intervenientes na Educação, no Município de Palmela, através da partilha e valorização dos projetos locais", explica a autarquia. Este ano, sublinha-se o PEL – Projeto Educativo Local, um plano estratégico que pretende caracterizar a identidade educativa do território, otimizando a rede local de saberes, competências e recursos.

Comentários