Obras da vala da Salgueirinha avançam em Pinhal Novo

Regularização da Ribeira da Salgueirinha foi aprovada

A Câmara de Palmela vai proceder à regularização da Ribeira da Salgueirinha, no Pinhal Novo, intervenção enquadrada por uma candidatura do município apresentada em Abril deste ano, a Fundos Ambientais do Estado Português, geridos pela APA – Agência Portuguesa do Ambiente. O projeto de intervenção deste troço da Vala da Salgueirinha [como é chamada em Pinhal Novo] foi homologado pelo Secretário de Estado do Ambiente no final de Setembro. A regularização da Ribeira da Salgueirinha - uma reivindicação antiga do município e da Freguesia de Pinhal Novo - "contribuirá para a melhoria da qualidade de vida da população, para o desenvolvimento socioeconómico local e para a requalificação da paisagem, conciliando as dimensões ambiental, rural e urbana", explica a autarquia. 
Regularização terá um custo superior a dois milhões de euros 

Trata-se de um investimento total no valor de  dois milhões 244 mil e 800 euros, comparticipado em 85 por cento pelo Fundo, no valor de um milhão 908 mil 080 euros, cabendo o remanescente ao município de Palmela, que terá, também, toda a responsabilidade do desenvolvimento deste processo.
Recorde-se que foi aprovada, recentemente, uma alteração à REN, tendo em vista este projeto de regularização, e já foram entregues, por parte do Município, o projeto de execução e o estudo de impacto ambiental. 
Neste momento, a Câmara de Palmela "está a iniciar os contactos com os proprietários dos terrenos confinantes com a ribeira, para negociações, tendo em vista as faixas de proteção, os alargamentos, as zonas de alagamento e outras medidas necessárias", explica a autarquia.
Este processo abrange uma extensão de cinco quilómetros, entre a zona de confluência da Ribeira do Alecrim e a Barragem da Brejoeira e pretende prevenir inundações na vila de Pinhal Novo e na respetiva bacia hidrográfica, repor as condições naturais de drenagem pluvial e potenciar a requalificação da paisagem. Os trabalhos integram a substituição de onze atravessamentos (dois sob a linha de caminho de ferro), a substituição de dois troços cobertos, a regularização do leito e limpeza e desobstrução da ribeira.
A regularização da Ribeira da Salgueirinha "concilia as dimensões ambiental, rural e urbana da freguesia de Pinhal Novo, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população, para o desenvolvimento socioeconómico local e para a requalificação da paisagem", conclui a Câmara de Palmela em nota enviada ao ADN. 
Esta é uma das obras mais aguardadas - e exigidas - pela população de Pinhal Novo ao logo de mais 20 anos. Recorde-se que, em 1994, a PROCESL, Engenharia Hidráulica e Ambiental, Lda, realizou um projeto para o Instituto da Água – INAG, que previa a regularização da ribeira, facto que nunca aconteceu. Posteriormente, em 2001, o INAG elaborou internamente um projeto que nunca chegou a ser concretizado em obra. Decorridos 14 anos, os elementos do projeto elaborados pelo INAG encontram-se desatualizados, face ao desenvolvimento urbano, pelo que se tornou indispensável realizar um novo projeto. Em 2015, Paulo Lemos, Secretário de Estado do Ambiente, dá luz verde para o inicio da obra.

Comentários