Herdade da Mourisca recebe a ObservaNatura

Certame oferece turismo de natureza na região de Setúbal 

A Herdade da Mourisca, em Setúbal, volta a acolher a ObservaNatura no próximo fim de semana. Para além da área expositiva onde estarão presentes 50 entidades, a sétima edição da feira de birdwatching organizada pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas e pela Reserva Natural do Estuário do Sado apresenta um rico programa entre atividades, palestras e workshops. O evento, realizado pelo sétimo ano consecutivo na região de Setúbal, é dedicada ao turismo ornitológico, uma modalidade do turismo de natureza com destaque para a observação de todo o tipo de aves, de forma direta, com recurso a binóculos ou ainda através de telescópios de campo. O certame, com entrada gratuita, inclui duas tendas de grandes dimensões, reservadas a workshops e comunicações, a par de uma área de stands na qual marcam presença cinco dezenas de expositores. 
Herdade da Mourisca, em Setúbal, promove turismo de natureza 
O ObservaNatura 2015 vai acontecer a 10 e 11 de Outubro. O evento, que se tem realizado anualmente desde 2009 e já foi visitado por nove mil pessoas, regressa ao Faralhão para, mais uma vez, promover o turismo ornitológico, um tipo de turismo de natureza dedicado à observação de aves no seu habitat natural.
Assim, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves vai marcar presença com o “Espaço de Olho nas Aves” no Moinho de Maré da Mourisca para, entre as 10 horas e as 12h30, dar a conhecer as aves do Estuário do Sado com a ajuda de telescópios, binóculos e guias de campo.
Outras atividades ao ar livre que também têm como tema as Aves são uma sessão de anilhagem, da responsabilidade da Reserva Natural do Estuário do Sado  e a construção de ninhos para passeriformes, promovida pela Fundação Mata do Bussaco.
Em paralelo, na tenda do Espaço Natural.PT decorrerão, ao longo de sábado e domingo, várias palestras e apresentações de projetos, entre as quais se destacam a do fotógrafo espanhol Carlos Sánchez sobre Fotografia de Natureza, e a da jornalista Helena Geraldes, que lançou um sítio web em que todos os dias são contadas novas histórias sobre a natureza em Portugal.
Por outro lado, tanto no primeiro como no segundo dia, haverá ao longo do dia vários workshops teórico-práticos no Espaço Moinho de Maré, dos quais se destacam o workshop de foto-armadilhagem, ministrado por Francesc Kirchner e o da Sociedade Portuguesa de Botânica, dedicado à Flora de Portugal Continental e que inclui um passeio pela Herdade.
Os visitantes da ObservaNatura poderão ainda conhecer, no espaço expositivo, entidades várias cujo trabalho está relacionado com o turismo de natureza, sejam elas empresas, de turismo de natureza e não só, entidades públicas e associações.
Por fim, na feira haverá oportunidade de passear de barco, voar em balão de ar quente e, no caso das crianças, realizar um percurso de obstáculos de cordas para crianças.
Para quem preferir voos mais baixos, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas organiza passeios de barco com o objetivo de dar a conhecer a variedade de espécies presentes no estuário, atividade com um custo de 10 euros. As crianças e os jovens dos 3 aos 14 anos dispõem de um espaço próprio que permite descobrir como é possível divertirem-se na natureza.
Alguns dos desafios propostos são atravessar uma ponte himalaia e realizar atividades mais radicais, com o corpo em suspensão com o recurso a cabos, tais como slackline, slide e tirolesa. A entrada custa um euro.
O recinto da ObservaNatura é de entrada livre, estando as portas abertas entre as 10 e as 19  horas de sábado e as 10 e 18 horas de domingo, último dia do evento.
A feira, com atividades centradas num recinto instalado próximo do Moinho de Maré da Mourisca, é organizada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Reserva Natural do Estuário do Sado em parceria com a Câmara  de Setúbal, a Troia Natura e o Natural.pt.

Comentários