Alcácer do Sal aposta na regeneração urbana

Câmara candidata-se a cinco milhões de euros para regenerar cidade

A valorização da zona do miradouro do castelo e a criação de um parque verde integram o projeto da Câmara de Alcácer do Sal para a regeneração urbana da cidade, num investimento de cinco milhões de euros. Num comunicado enviado à agência Lusa, o município de Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal, adianta que já apresentou à autoridade de gestão do novo Programa Operacional Regional Alentejo 2020 uma candidatura para financiamento do projeto, através de fundos comunitários. 
Câmara de Alcácer do Sal candidata-se a fundos elogios 

Segundo a autarquia, as intervenções previstas, caso o projeto seja aprovado e obtenha financiamento comunitário, vão decorrer entre 2016 e 2020 e permitir "melhorar a qualidade de vida da população e potenciar a beleza da cidade". O projeto vai permitir "melhorar substancialmente a qualidade de vida da população, aproximando-a das suas origens e valorizando os recursos que a cidade tem e necessitam de ser potenciados" para a tornar "ainda mais atrativa", sublinha o município.
O projeto prevê a valorização da zona pública do miradouro do castelo, a reconversão urbanística da zona nascente, através da criação de um parque verde e da qualificação do parque de feiras, a criação de corredores cicláveis entre os bairros periféricos de Quintinha, Forno da Cal e Foz e a reabilitação dos bairros de São João e Olival Queimado.
Reforçar a centralidade da cidade de Alcácer do Sal, dinamizar a regeneração económica e social do centro histórico e zona do Parque de Feiras de Alcácer, promover a inclusão e requalificação de comunidades urbanas especialmente vulneráveis e potenciar a adoção de padrões de mobilidade urbana mais sustentáveis, inclusivos e saudáveis são os objetivos estratégicos da candidatura entregue.
O investimento de cerca de cinco milhões de euros, caso seja aprovado, vai entre 2016 e 2020, de acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, “melhorar substancialmente a qualidade de vida da população aproximando-as das suas origens e valorizando os recursos que a cidade tem e que necessitam de ser potenciados para a tornar ainda mais atrativa”.


Comentários