Abrigo assegura apoio familiar e parental em Alcochete

Casa do Povo recebe crianças em risco dos concelhos de Alcochete e Montijo

A Câmara de Alcochete aprovou, por unanimidade, na reunião de Câmara descentralizada que se realizou no Valbom, a 14 de outubro, a celebração de um protocolo com a Abrigo Famílias que vai permitir a instalação do Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental, no concelho de Alcochete. Proteger e potenciar o bem-estar físico, psicológico e social das famílias, prevenir situações de risco social e apoiar crianças e jovens em situação de perigo são os principais objetivos desta valência da Associação Portuguesa de Apoio à Criança que, em Alcochete, vai funcionar nas instalações da Casa do Povo de Alcochete, e que se destina às famílias dos concelhos de Alcochete e Montijo.
Câmara de Alcochete aprovou protocolos com a Abrigo 
“O Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental é mais uma ferramenta que vem complementar o trabalho desenvolvido pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens. Com o auxílio de técnicos especializados nesta área, o que se pretende é fortalecer, recuperar e resgatar relações entre pais e filhos. A Abrigo apresentou uma candidatura, tem financiamento para este Centro de Apoio Familiar e solicitou à Câmara Municipal a disponibilização de um espaço físico”, explicou a vereadora Susana Custódio.
A autarca disse ainda que existiu um "esforço articulado entre todas as entidades podemos, efetivamente, levar a cabo, com êxito, este trabalho que visa fortalecer as relações familiares e, assim, evitar episódios cujo desfecho leva à institucionalização de algumas crianças”.

Investigação sobre apoio à criança
Ainda nesta reunião de Câmara, o executivo municipal de Alcochete deliberou, de forma unânime, sobre a celebração de protocolo entre a autarquia ribeirinha, a Abrigo – Associação Portuguesa de Apoio à Criança, a Fundação do Gil e o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.
No âmbito deste protocolo, pretende-se que a Abrigo Investigação – Centro de Investigação em Crianças em Risco (uma estrutura que promove e coordena atividade científica no domínio dos estudos da criança em risco/ perigo) "desenvolva, em parceria com instituições locais, a realização de um conjunto de atividades de natureza académica, científica, técnica, pedagógica e cultural no âmbito de apoio à criança, na constituição de um observatório de vigilância e intervenção e na prossecução de outros espaços de intervenção local e regional neste domínio", diz a Câmara de Alcochete.
Com o pelouro de intervenção social, Susana Custódio informou ainda que este protocolo contempla o intercâmbio de pessoal docente, estando disponível para esse efeito o Centro de Estágio Albergue da Juventude.

Comentários