Urgência Pediátrica do Hospital do Barreiro em risco

Médicos propõem fecho da Urgência Pediátrica e do bloco de partos

Os pediatras do Hospital do Barreiro alertam para o risco de rutura no Serviço de Urgência Pediátrica devido à falta de médicos, principalmente durante o período noturno. A gravidade da situação levou mesmo os pediatras a fazerem um abaixo-assinado, que foi entregue ao conselho de administração, onde alertam para o risco da falta de médicos e de a qualidade da assistência "estar comprometida". Na carta, divulgada pela TVI, os pediatras reconhecem que a "escala de Urgência é garantida apenas porque os diversos elementos efetuam serviços de urgência extraordinários de forma sistemática, tendo atingido o limite da sua capacidade de trabalho extraordinário". O Conselho de Administração do Centro Hospitalar Barreiro Montijo reconhece o problema quer contratar novos médicos. O pedido aguarda "aprovação" do Governo. 
Falta de médicos preocupa profissionais nas urgências pediatra 

Os pediatras do hospital do Barreiro entregaram um abaixo-assinado ao Conselho de Administração, assinado por elementos do Serviço de Pediatria, onde alertam que a falta de médicos, principalmente no período noturno, compromete a qualidade da assistência dada pelos pediatras da urgência.
Os profissionais dizem ainda que  “a escala de urgência é garantida apenas porque diversos elementos fazem serviços de urgência extraordinários de forma sistemática, tendo atingido o limite da sua capacidade de trabalho extraordinário”.
Tudo isto acontece porque alguns médicos rescindiram contrato recentemente não tendo sido substituídos, outros atingiram o limite de idade para dispensa de horário noturno, um clínico está de baixa médica prolongada, um outro em licença de maternidade, duas médicas estão em horário de amamentação e outras duas no terceiro trimestre de gravidez. Tudo somado, faz com que existam poucos médicos que assegurem as escalas, explicam os pediatras do Hospital do Barreiro.
O documento diz mesmo que  “a escassez de clínicos compromete a atividade prestada nos diversos sectores do serviço de pediatria, apesar dos internos do 4º e 5º ano que integram as equipas de urgência serem considerados pediatras, o que constitui já uma deturpação da lei atual”.
Por tudo isto no abaixo-assinado, com data de 21 de Agosto, os médicos propõem ainda o "fecho da Urgência Pediátrica e do bloco de partos quando não estejam garantidos os recursos mínimos (dois pediatras), mantendo-se assegurada a Urgência Interna por um pediatra. Os médicos querem saber o que fazer em caso de falta de recursos: se devem não admitir os utentes ou transferi-los para outras unidades".
À TVI, que deu a notícia em primeira mão, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar Barreiro Montijo refere “estar a procurar soluções, quer através da contratação de médicos pediatras, quer através do reforço da contratação de outros médicos que permitam reforçar as equipas. Uma situação dependente da disponibilidade de recursos para prestação de serviços médicos”. Para tudo isto, dizem os responsáveis, aguardam autorização superior.




Comentários