Setúbal conta com novo espaço de informação turística

Turismo cresce em Setúbal, Palmela e Sesimbra 

“Ask Me Arrábida”, o novo espaço de promoção e informação turística de Setúbal, com venda de produtos regionais e uma exposição permanente sobre o património natural e histórico da região, está a funcionar desde o dia 6 de Agosto na Baixa da cidade.  O “Ask Me Arrábida”, instalado no edifício onde funcionou a sede da extinta Região de Turismo da Costa Azul, na Travessa Frei Gaspar, agrega a oferta nas vertentes de turismo de natureza, gastronomia e enoturismo dos municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra em torno da centralidade da Arrábida. O novo espaço de promoção e informação turística de Setúbal, impulsionado e gerido pela Entidade de Turismo da Região de Lisboa, é uma das medidas impulsionadas por aquela organização no âmbito do Plano de Estratégico de Turismo a dinamizar no período entre 2015 e 2019, englobando os municípios de Palmela, Sesimbra e Setúbal.
Antigo posto de Turismo da Costa Azul volta a abrir 

Vitor Costa, Presidente da Comissão Executiva da ERT-RL, sublinhou a importância da abertura deste equipamento no âmbito da estratégia em implementação – que aposta na promoção do "mosaico de experiências" disponibilizado pelas cinco centralidades definidas – e, mais concretamente, da valorização "deste destino turístico, bastante diversificado e muito forte em recursos ligados ao turismo de natureza, ao enoturismo e gastronomia, ao sol e mar ou ao touring cultural", disse o responsável Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, (ERT-RL).
A região apresenta uma realidade já com alguma dimensão e continua em franco crescimento, atravessando um momento bastante empolgante. Vitor Costa reconheceu o dinamismo e o empenho dos três municípios na qualificação e animação do território e revelou que entra em atividade, em Setembro, "um novo grupo de trabalho dedicado à Arrábida, envolvendo um vasto leque de entidades, que contribuirá para a criação e consolidação da marca".
Para a presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, a “reabertura deste espaço de promoção e divulgação turística da Arrábida é uma consequência do intenso trabalho que os municípios da região têm realizado para valorizar e potenciar este fantástico destino turístico”.
“Unidos pela Arrábida na história, na cultura e no turismo, Setúbal, Palmela e Sesimbra conjugam, neste espaço, esforços para dar mais informação aos visitantes, para potenciar mais desenvolvimento do turismo e, acima de tudo, para o qualificar”, vincou a  autarca setubalense.
Maria das Dores Meira realçou a opção da Entidade Regional de Turismo de Lisboa em manter na cidade sadina uma delegação e de “fazer um investimento qualificador”, conjugado com o esforço que a Câmara Municipal tem feito “na transformação de Setúbal e da Arrábida em destinos turísticos de excelência”.
A afirmação de Setúbal com a requalificação urbana da cidade e do concelho, tornando-os mais atrativos para visitantes e com mais qualidade de vida para os residentes, é uma das prioridades da Autarquia. “Setúbal e a Arrábida têm as portas abertas para quem as quiser visitar”, vincou a autarca.
O aumento do número de turistas em Setúbal foi também evidenciado por Maria das Dores Meira. “Os dados recolhidos em 87 por cento das unidades hoteleiras do concelho indicam que tivemos um crescimento de 10,5 por cento do número de dormidas no primeiro semestre de 2015”.
Destaque, também, para o crescimento significativo do número de dormidas de portugueses em Setúbal, cidade que é palco principal da novela “Mar Salgado”. Neste capítulo, em comparação com o mesmo período de 2014, houve uma variação positiva de 15,2 por cento.
“Vamos continuar a trabalhar para reforçar o posicionamento e notoriedade desta região como destino turístico, aumentando a perceção de valor de destino por parte de visitantes nacionais e estrangeiros”, afirmou Maria das Dores Meira, ao apontar produtos associados a vários segmentos de turismo. Com Setúbal a crescer, Palmela e Sesimbra também dispararam no turismo.

Palmela e Sesimbra elogiam destino turístico 
Setúbal, Sesimbra e Palmela apostam forte no turismo 
O vereador Luís Miguel Calha, responsável pela área do Turismo na Câmara de Palmela, está convicto de que este é um dia muito importante para Palmela, para os municípios da Arrábida e para o Turismo da Região, com a entrada em funcionamento de "um espaço moderno e atrativo, um verdadeiro bilhete postal da Arrábida, que reúne ótimas condições para oferecer qualidade aos milhares de turistas que, cada vez mais, visitam a região – qualidade no atendimento, mas também qualidade de produtos, diversidade, complementaridade e inovação na oferta turística, que esta região tem sabido construir".
A propósito do novo plano estratégico da ERT-RL, Luís Miguel Calha adianta que "com o desaparecimento prematuro e errado da Costa Azul, precisamos, ainda mais, de um modelo de desenvolvimento turístico assente numa visão integrada do turismo na região. É essa a visão que o plano estratégico da ERT-RL anuncia e é essa a visão que o município de Palmela preconiza".
A região da Arrábida, afirmou o responsável pelo Turismo em Palmela, "precisa de Lisboa para aumentar os seus fluxos turísticos e dinamizar a economia regional, e Lisboa também precisa desta região, para oferecer produtos turísticos diferenciados, complementares e de elevada qualidade – autênticos tesouros – como são o Enoturismo e o Turismo de Natureza", disse Luís Miguel Calha.
Já o presidente da Câmara  de Sesimbra, Augusto Pólvora, salientou que o novo espaço de promoção e informação turística materializa“uma porta de entrada na Arrábida”, património natural que constitui “o principal ativo turístico da região e que importa potencializar”.
Sobre o “Ask Me Arrábida”, o autarca afirmou que se trata de “um importante contributo para a recolha e conhecimento mais aprofundado das potencialidades turísticas da região”, naquele que espera que seja “um dos primeiros passos num conjunto de investimentos a concretizar” no futuro.

O que pode encontrar no “Ask Me Arrábida”? 
O novo espaço, inaugurado no dia 6 de Agosto ao final da manhã, resulta da requalificação e modernização de um edifício da década de 80 que integra, no interior, um conjunto de cetárias romanas – fábrica de preparados de peixe, do último quartel do século I d.C. – visíveis através de um piso de vidro.
Além de fornecer conteúdos informativos, o “Ask Me Arrábida” promove e vende produtos regionais, como doçaria, azeite, vinhos e conservas, a par de um conjunto de outros artigos turísticos relacionados com a região, como vestuário e acessórios de moda, artesanato e peluches inspirados na vida marinha.
No edifício, reabilitado num investimento da ordem dos 500 mil euros e com projeto da autoria do arquiteto Silva Dias, está patente uma exposição fotográfica e documental permanente sobre os recursos turísticos da Arrábida, assim como o património histórico presente da região.
No primeiro andar, está patente uma exposição sobre a região e o segundo piso conta com um auditório aberto à realização de diversos eventos. A ERT-RL espera atingir, a breve trecho, a marca anual de 20 mil atendimentos ao público.
Sobre o “Ask Me Arrábida”, o autarca afirmou que se trata de “um importante contributo para a recolha e conhecimento mais aprofundado das potencialidades turísticas da região”, naquele que espera que seja “um dos primeiros passos num conjunto de investimentos a concretizar” no futuro.
O “Ask Me Arrábida”, localizado no centro histórico de Setúbal, está aberto todos os dias das 10 às 19 horas, no período de verão, e das 10 às 18 horas, durante o inverno, e integra a rede de postos de informação turística do Turismo de Lisboa, atualmente com um total de 14 espaços.

Municípios da Arrábida têm aprofundado projetos de cooperação
Os municípios de Palmela, Sesimbra e Setúbal têm sabido construir uma estratégia coerente e um sentido de compromisso muito forte entre si e com todos os agentes turísticos, no sentido de diversificar e inovar a oferta disponível. Uma estratégia coerente e acertada, porque tem produzido muito bons resultados nos últimos anos.
Luís Miguel Calha lembrou que, "apesar da profunda crise do País e do desinvestimento público deste Governo também no futuro do Turismo – de que é bom exemplo a privatização da TAP – o intenso trabalho dos municípios, em parcerias dinâmicas e proactivas com muitos agentes turísticos do território, permitiu contrariar a recessão neste setor e crescer em vários indicadores de desenvolvimento turístico", referiu o vereador do turismo da Câmara de Palmela.
O Protocolo “Castelos e Fortes da Arrábida”, celebrado em 2014, e o programa de promoção do património histórico e cultural e natural da Arrábida “PRARRÁBIDA” são apenas dois exemplos desta cooperação, fundamental para conquistar cada vez mais visitantes e para mais e melhor Turismo.

Comentários