Sesimbra faz inventário dos lagares de Azeite

"Sesimbra já foi um concelho importante na produção de azeite"

O Museu Municipal de Sesimbra procedeu, nas duas primeiras semanas de Agosto, ao inventário de quatro lagares de azeite, localizados na Venda Nova, Caixas e Calhariz. O trabalho, desenvolvido por alunos da disciplina de Arqueologia Industrial da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, foi orientado pelo professor Jorge Custódio e acompanhado por especialistas entre os quais José Gouveia, natural de Sesimbra, docente do Instituto Superior de Agronomia e responsável pelo Cadastro Oleícola Português.
Alunos da Universidade Nova  procuram lagares de Azeite antigos 

Os estudos, realizados ao abrigo de um protocolo celebrado em 2013, obedeceram ao preenchimento de fichas criadas especialmente para o efeito, que permitiram registar detalhadamente todas as estruturas nas suas vertentes de identificação, força motriz, pormenores construtivos e tecnologia empregue no armazenamento da azeitona, moagem, extração, decantação e armazenamento do azeite.
"Foram ainda registados testemunhos de pessoas ligadas à atividade e às unidades produtivas, que vão permitir construir conhecimento em torno das manifestações de património cultural imaterial associado à economia e produção local do azeite", diz a Câmara de Sesimbra em comunicado enviado ao ADN.
Com estes trabalhos termina o inventário das estruturas produtivas, e ao qual se "seguem a avaliação dos dados e a produção de conteúdos, que à semelhança do que foi feito com os Engenhos de Moagem de Cereais do concelho de Sesimbra dará lugar a uma publicação no âmbito da salvaguarda e valorização do património industrial sesimbrense", explica o comunicado da autarquia.
José Gouveia já provou cerca de 30 mil azeites, e embora já reformado do ensino é consultor de várias empresas, o que faz com que todos os dias continue a fazer provas. Atualmente, está também a dar o seu contributo para o levantamento de campo que o Museu Municipal está a realizar sobre os lagares de azeite. "Sesimbra já foi um concelho importante na produção de azeite", revela, assegurando que lhe está a dar um enorme prazer contribuir para o enriquecimento da história da sua terra.

Comentários