Seis "street racers" apanhados a 243 km/h em Almada

Seis automobilistas identificados por corridas ilegais

A GNR intercetou na madrugada desta sexta-feira seis automobilistas na autoestrada do sul (A2), que participavam numa corrida ilegal entre o nó do Fogueteiro e Almada, na qual foi atingida uma velocidade de 243 quilómetros por hora.  Num troço em que a velocidade máxima permitida é de 120 km/hora, um dos automobilistas conseguiu duplicar esse limite: segundo os radares, seguia a 243 km/hora. Arrisca-se a uma multa entre os 500 e os 2500 euros, uma vez que se trata de uma infracção que, além de ser muito grave, excede em mais de 60 km/hora o limite de velocidade – além de poder vir a ficar sem carta de condução durante algum tempo.
Condutores aceleraram a 243 km/hora entre Fogueteiro e Almada 

A operação obrigou ao corte total do troço da A2, no sentido sul/norte, entre o Fogueteiro e Almada, para que os veículos fossem intercetados em segurança, cerca das três da madrugada, explica o tenente-coronel Jorge Goulão, da Guarda Nacional Republicana.
Após a interceção, dois dos jovens ainda tentaram inverter a marcha, para se colocarem em fuga, mas foram intercetados pelo dispositivo da GNR.
"No âmbito do combate às corridas ilegais, conhecidas como 'street racing', detetámos os indivíduos em excesso de velocidade e montámos uma operação com vários meios. Uma das viaturas foi controlada a 243 quilómetros por hora", acrescentou o chefe das operações e relações públicas do Comando Territorial de Setúbal, da GNR.
Um dos condutores tinha tirado a carta apenas há cerca de um ano, o que significa que se encontrava no período probatório durante o qual pode ficar com o documento cassado e ser obrigado a aprender outra vez a conduzir. As idades dos automobilistas apanhados, todos homens, variam entre os 27 e os 33 anos.
Apesar de não terem sido detidos, por não serem suspeitos de crime nenhum, os seis infractores viram-lhes levantados 21 autos de contra-ordenação ao Código da Estrada: além de seguirem em excesso de velocidade, foram vistos a fazer manobras perigosas.
O street racing é relativamente frequente neste troço da A2, embora ocorra também noutros pontos do país, como na A1. Para participar nestas competições, os pilotos amadores recorrem a oficinas que transformam banais carros utilitários – na corrida desta madrugada havia um Honda, um Subaru e um Seat, entre outras marcas – em bólides capazes de atingir perto de 300 km/hora.
De acordo com o tenente Celso Pereira, do destacamento de trânsito de Setúbal, a GNR vai continuar a controlar diariamente as corridas ilegais, recorrendo para isso a viaturas descaracterizadas.

Comentários