Proteção Civil equipa bombeiros de Setúbal

"Um acréscimo significativo na melhoria das condições de segurança dos bombeiros" 

Novos equipamentos de proteção individual especializados para o combate a incêndios florestais em espaços naturais, adquiridos com comparticipação financeira da Câmara  de Setúbal, reforçam a capacidade operacional e as condições de segurança de bombeiros sapadores e voluntários. Os novos equipamentos de proteção individual, compostos por calças, casacos, botas, luvas, cogulas e capacetes, foram adquiridos no âmbito de um concurso público nacional lançado pela Área Metropolitana de Lisboa, com comparticipações financeiras da autarquia setubalense e da Autoridade Nacional de Proteção Civil. Para a Câmara de Setúbal os novos equipamentos de proteção individual significam “mais um passo para a qualificação da operacionalidade dos bombeiros”, com benefícios para “o desempenho das funções que sapadores e voluntários realizam, diariamente, ao serviço da população e da cidade”.
Bombeiros de Setúbal melhor preparados 

À Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal chegou um total de 53 conjuntos de equipamentos de proteção individual, no valor de 27.878,00 euros, enquanto a Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Setúbal recebeu 38 conjuntos, no valor de 19.988 euros.
“Este é mais um investimento assegurado no apetrechamento das equipas operacionais de bombeiros sapadores e voluntários presentes no concelho”, sublinhou a presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, hoje de manhã, no ato de entrega formal dos equipamentos.
O concurso, um investimento global de 47.866,00 euros, foi impulsionado no âmbito do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional, ao abrigo do Programa Operacional Valorização do Território e no eixo Sistemas Ambientais e de Prevenção, Gestão e Monitorização de Riscos.
A aquisição dos equipamentos, financiada com uma taxa de 85 por cento através de fundos comunitários, contou com a comparticipação financeira da Câmara Municipal de Setúbal, em 7,5 por cento, no valor de três mil 589 euros, cabendo à Autoridade Nacional de Proteção Civil o restante financiamento.
Para a autarca, a aquisição de novos equipamentos de proteção individual significa “mais um passo para a qualificação da operacionalidade dos bombeiros”, com benefícios para “o desempenho das funções que sapadores e voluntários realizam, diariamente, ao serviço da população e da cidade”.
Maria das Dores Meira realçou, igualmente, que os novos equipamentos de proteção individual materializam um acréscimo significativo na melhoria das condições de segurança dos bombeiros aquando da atuação em cenários de perigo. “São equipamentos que protegem as próprias vidas dos operacionais”.
O ato de entrega dos equipamentos realizado no Salão Nobre dos Paços do Concelho contou com a presença dos comandantes dos bombeiros sapadores e voluntários, Paulo Lamego e João Ferreira, respetivamente, bem como o vereador com o pelouro da Proteção Civil na Autarquia, Carlos Rabaçal.


Comentários