Pintura e escultura em partilha cultural em Setúbal

Pintura e escultura criados a partir do vinho em exposição na Casa Baía 

Uma exposição de pintura e escultura, com trabalhos que utilizam uma técnica inovadora criada a partir do vinho, está patente na Casa da Baía, espaço de promoção turística setubalense, numa iniciativa que aproxima os municípios de Setúbal e Almendralejo. “Rasgos, Trazados de una Realidad” dá título à mostra do artista plástico Antón Montaño Rodríguez, inaugurada recentemente, iniciativa cultural que materializou “um ato carregado de simbolismo no domínio da parceria institucional entre Setúbal e Amendralejo”, sublinhou a vereadora da Câmara de Setúbal, Carla Guerreiro. “Os trabalhos aqui expostos são apenas uma parte de uma obra mais vasta, com peças distintas mas que falam entre si”, explicou o artista de Almendralejo, Antón Montaño Rodríguez. A exposição pode ser vista até 13 de Setembro. 
Pintura e escultura de criador espanhol na Casa Baía 

A mostra, patente “no mais importante centro de promoção turística de Setúbal” e prova de que o acordo de cooperação “no bom caminho”, realçou a Carla Guerreiro, “constitui um trabalho artístico notável de reflexão sobre o ambiente rural, com a curiosidade de envolver uma técnica pictórica bastante original que inclui vinho”.
A exposição, composta por 12 quadros e seis esculturas, resulta de uma visão e reflexão do autor em torno do ambiente rural, com um conjunto de elementos visuais que procuram transparecer a relação entre pessoas e lugares através da ligação entre o ser, a paisagem e a cultura.
A técnica inovadora, denominada “Invinacción”, consiste na criação de material gráfico com recurso ao vinho, método desenvolvido por Antón Montaño Rodríguez que, de acordo com o próprio, “dá mais ênfase e ambiente ao trabalho” de pintura, ao utilizar um recurso que provém do próprio meio ambiente.
No caso das esculturas, o artista plástico concentra a narrativa das criações culturais num traçado de peças realizadas em ferro forjado, argamassas e policromias que evocam o crescimento de plantas numa terra marcada pelo homem, numa ligação existencial entre o céu e a terra.
“Os trabalhos aqui expostos são apenas uma parte de uma obra mais vasta, com peças distintas mas que falam entre si”, explicou o artista de Almendralejo Antón Montaño Rodríguez, que agradeceu ao município setubalense a oportunidade de poder mostrar o trabalho em Portugal.
A vereadora da cultura sublinhou que “Setúbal é uma cidade de portas abertas ao mundo e, graças a um investimento requalificador realizado nos últimos anos, fruto de uma estratégia assente num desenvolvimento sustentado, o mundo também está a abrir as portas a Setúbal”, disse Carla Guerreiro.
A cidade setubalense, frisou a vereadora, tem alcançado “notoriedade nacional e internacional que lhe permite estar hoje presente nos mais importantes certames mundiais da área do turismo, com qualidade e diversidade da oferta turística assente nas linhas de força Arrábida e Sado, Gastronomia e Vinhos, e Birdwatching”.

O vinho é o denominador comum entre Setúbal e Almendralejo
Obras são feitas a partir do vinho 
A parceria institucional entre Setúbal e Almendralejo “tem-se traduzido numa colaboração mútua e na partilha de experiências de enorme significado com projetos de diferentes quadrantes sociais, como o turismo, a cultura e a economia, com ganhos para ambas as partes”, vincou Carla Guerreiro.
A proximidade entre os dois municípios, destacou Carla Guerreiro, “facilita a operacionalização da parceria de cooperação, contribuindo de forma decisiva para o aumento do turismo nos dois lados e para o enriquecimento económico em prol da valorização e promoção dos dois destinos turísticos”.
O vinho é o denominador comum entre Setúbal e Almendralejo, duas regiões demarcadas de produção vitivinícola e que, nesta esfera, dinamizam importantes iniciativas de promoção, como o Festival Ibérico do Vinho, na urbe sadina, e a Iberovinac – Salão do Vinho e da Azeitona da Extremadura, em Espanha.
A inauguração de “Rasgos, Trazados de una Realidad” contou com a presença dos vereadores do Ayuntamento de Almendralejo do Turismo, Carlos González Jariego, e de Meio Ambiente, Parques y Jardins, Colégios Públicos e Igualdade da Mulher, Beatriz Palomeque, e da chefe de Turismo e Comércio, Isabel Garcia.
O vereador Carlos González Jariego agradeceu a “oportunidade de voltar a Setúbal”, cidade na qual se sente “em casa”, para participar numa iniciativa que “aproxima Almendralejo e Setúbal através da partilha de pedaços culturais”.
O autarca salientou a importância “do protocolo de colaboração para a promoção turística das duas regiões e para o fomento das relações institucionais não só entre Setúbal e Almendralejo, duas cidades que se complementam, mas também entre Portugal e Espanha”.
A inauguração da mostra de pintura e escultura esteve associada a realização de dois cruzeiros enoturísticos, nos dias 15 e 16, no âmbito do programa “Wine Sunset Party”, com a degustação de vinhos de Cava “Espumantes” de Almendralejo e da Ribera del Guadiana, a par de presunto ibérico e queijos da Extremadura.
A exposição “Rasgo, Trazados de una Realidad” está patente na Galeria de Exposições da Casa da Baía até 13 de Setembro, podendo ser visitada de domingo a quarta-feira, das nove às 22 horas, e de quinta a sábado, das nove às 24 horas.

Comentários