Montijo aprova subsídios para escolas do concelho

Autarquia transfere 80 mil 850 euros para auxiliar os alunos

Na reunião de câmara de 19 de Agosto, o executivo municipal do Montijo, aprovou por unanimidade a atribuição de subsídios socioeducativos aos agrupamentos de escolas do concelho para auxiliar os alunos do 1.º ciclo do ensino básico e do ensino pré-escolar, durante o ano letivo de 2015/2016. No total, a autarquia vai transferir para as escolas mais de 80 mil 850 euros. "A atribuição destes apoios socioeducativos, decorrentes de competências legalmente atribuídas ao município ou extravasando as mesmas, é um contributo fundamental da autarquia para a gratuitidade da educação básica e constitui mais uma medida de apoios às famílias num período de crise económica e financeira", esclarece a autarquia em comunicado. 
Câmara do Montijo assegura apoio às escolas do concelho 

Assim, foram estabelecidos os valores do subsídio anual para livros e material escolar a atribuir aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico economicamente carenciados (escalões A e B), tendo a autarquia optado por aumentar os valores mínimos fixados pelo Ministério da Educação relativamente aos alunos do 1.º e 2.º ano. No total, a autarquia vai transferir para os três agrupamentos de ensino do concelho um valor superior a 33 mil euros.
Relativamente ao subsídio anual para atividades de enriquecimento curricular para os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico economicamente carenciados (escalões A e B), a câmara vai transferir 9 430 euros para os agrupamentos de escolas.
Por último, a autarquia deliberou atribuir um subsídio para apoio à aquisição de material de desgaste para o funcionamento do ensino pré-escolar, assim como para a atividade curricular do 1.º ciclo do ensino básico, apesar desta última não constituir competência legalmente atribuída aos municípios. No total, foi atribuída uma verba superior a 38 mil euros para os três agrupamentos de ensino.
A Câmara de Montijo colocou desde a primeira hora a educação no centro das suas políticas. "A atribuição destes apoios socioeducativos, decorrentes de competências legalmente atribuídas ao município ou extravasando as mesmas, é um contributo fundamental da autarquia para a gratuitidade da educação básica e constitui mais uma medida de apoios às famílias num período de crise económica e financeira", explica a autarquia em comunicado.

Comentários