Há arte nas ruas e nas portas da vila de Sesimbra

Câmara lança roteiro sobre o projeto Sesimbra é Peixe 

A paisagem urbana da vila de Sesimbra ganhou outro encanto nos últimos meses. Inspirados nas tradições locais, artistas de todo o país decoraram perto de 40 portas, janelas, muros e paredes, transformando-as em autênticas obras de arte. O projeto Sesimbra é Peixe e Arte na Rua foi nesta 3.ª edição alargado a paredes e muros na primeira linha de praia, que se encontravam degradados. "A iniciativa, que nas edições anteriores abrangeu portas e janelas, tem vindo a contribuir significativamente para valorizar a paisagem urbana da vila", sublinha a Câmara de Sesimbra em comunicado. As votações decorreram ate 31 de Julho e o vencedor será conhecido em breve. 
Arte urbana, baseada no peixe, invade centro histórico de Sesimbra 
"Os trabalhos foram feitos ao longo das três edições do projeto Sesimbra é Peixe e Arte na Rua, que arrancou há cerca de um ano e tem conquistado moradores e visitantes, transformando-se em mais um atrativo turístico da vila", explica a autarquia de Sesimbra.
Inserida na campanha Sesimbra é Peixe, a iniciativa tem como objetivo "enaltecer os fatores históricos, culturais, étnicos, paisagísticos e ambientais ligados ao peixe e à comunidade sesimbrense", diz a Câmara local.
O Posto de Turismo de Sesimbra, na Fortaleza de Santiago, disponibiliza um folheto informativo com os vários trabalhos, autores e localizações.
O projeto Sesimbra é Peixe e Arte na Rua foi nesta 3.ª edição alargado a paredes e muros na primeira linha de praia, que se encontravam degradados. A iniciativa, que nas edições anteriores abrangeu portas e janelas, tem vindo a contribuir significativamente para valorizar a paisagem urbana da vila.
Os trabalhos dos 11 participantes puderam ser votados pelo público até 31 de Julho. Esta votação terá um peso final de 45 por cento, cabendo ao júri os 55 por cento restantes.
"Aproveite as noites quentes de verão e percorra este novo roteiro de visita da vila de Sesimbra", apela a autarquia a quem visita a vila nestas férias.

Octopus e  Histórias Perdidas de Mundos Flutuantes ganharam fases anteriores 
A primeira fase do passatempo realizou-se no primeiro semestre de 2014 e contou com a participação de 11 artistas e 19 obras. A vencedora foi Maria da Conceição Chanoca, com a obra Octopus, que está patente numa janela da Travessa Cândido dos Reis.
"Não estava à espera de ganhar, porque o mais importante foi participar e ter contribuído para embelezar ainda mais a minha terra. A pintura é uma chamada de atenção para um dos moluscos mais capturados na zona de Sesimbra", disse Maria da Conceição Chanoca, natural de Sesimbra, a artista vencedora da primeira fase do concurso.
"Este projeto superou as minhas expectativas, não apenas pela forte adesão que suscitou junto dos artistas, mas também pela qualidade dos trabalhos, pelo que quero felicitar todos os que participaram nas duas fases do concurso", referiu o presidente da autarquia de Sesimbra, que também mostrou a sua satisfação pelas reações positivas da população, e elogiou a disponibilidade dos proprietários dos imóveis, "que agora estão mais bonitos", sublinhou Augusto Pólvora, durante a entrega de prémios na segunda fase do projeto. 
A segunda fase decorreu no segundo semestre de 2014 e envolveu 11 artistas e 22 trabalhos. A vencedora foi Tânia Cardoso, com a obra Histórias Perdidas de Mundos Flutuantes, que pode ser vista na Rua Serpa Pinto.


Comentários