Governo garante nova esquadra da PSP no Barreiro

Antigo Café Barreiro recebe nova esquadra da cidade  em 2016 

O município do Barreiro e a Policia de Segurança Pública assinaram um Acordo de Cooperação e Contrato de Comodato relativo à requalificação e instalação da esquadra da PSP no edifício do antigo Café Barreiro, numa cerimónia que contou também com a presença do Diretor Nacional da PSP, Superintendente Luís Peça Farinha. A ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, anunciou que a nova esquadra da PSP no centro do Barreiro vai entrar em funcionamento em 2016, tendo sublinhado a recuperação de um edifício histórico para receber a polícia. Carlos Humberto recordou os motivos pelos quais, "desde o anterior governo, temos proposto e insistido na solução que hoje, com alegria e confiança, concretizamos: A adaptação do edifício do antigo Café Barreiro para a esquadra da PSP. Este foi, e será, um edifício muito bonito", diz o presidente da Câmara do Barreiro que aproveitou para relembrar a ministra que ainda falta construir o quartel da GNR em Santo António. 
Ministra da Administração Interna veio ao Barreiro garantir esquadra

"A possibilidade de lançamento desta obra corresponde ao cumprimento de um compromisso que tinha sido assumido e que agora temos o gosto de ver concretizado. Além de melhorar a segurança de pessoas e bens, foi permitido contribuir para a recuperação do Barreiro Velho", disse a ministra à agência Lusa.
Anabela Rodrigues referiu que as obras de requalificação do edifício para receber a esquadra devem estar concluídas em 2016, num investimento de cerca de 350 mil euros.
A esquadra localizava-se inicialmente no centro do Barreiro, na Praça de Santa Cruz, mas, devido às más condições do edifício, foi transferida para a sede da divisão da PSP, no território da Quimiparque.
A ministra da Administração Interna destacou, ainda, o trabalho que foi desenvolvido em parceria com a Câmara do Barreiro para conseguir encontrar a melhor solução, que permite dar melhores condições aos agentes da PSP e recuperar um edifício degradado.
"Este caminho de colaboração entre o poder local e a administração central pode dar muitos bons frutos. Já tem sido assim em muitas localidades, onde conseguimos melhorar instalações das forças de segurança, quer da PSP, quer da GNR", salientou a responsável pela Administração Interna.
Anabela  Rodrigues afirmou que a nova esquadra observará as mais recentes exigências para instalações de uma força de segurança e que "estará preparada para acomodar um eventual aumento de efetivos e permitirá um melhor atendimento ao público, prestando especial atenção às pessoas portadoras de deficiências motoras". E concluiu que no próximo ano a esquadra do Barreiro estará "em pleno funcionamento ao serviço dos habitantes e dos visitantes do Barreiro".

Com a PSP instalada a Câmara pede novo quartel para a GNR 
Antigo Café Barreiro recebe nova esquadra da cidade 
Para o Diretor Nacional da PSP, Superintendente Chefe Luís Peça Farinha, esta cerimónia foi a materialização do apoio que o presidente da Câmara do Barreiro tem vindo a dedicar a esta questão. Este responsável salientou a ‘marca de qualidade’ pela qual se pauta a prestação de cuidados de segurança às populações, por parte da PSP, e referiu que, no caso do Concelho do Barreiro são cerca de 79 mil habitantes. A terminar fez votos para que seja já em 2016 a entrada em funcionamento destas novas instalações que, nas suas palavras, “irão conferir maior dignidade à atividade dos nossos profissionais”.
O presidente da Câmara do Barreiro, Carlos Humberto, referiu que sempre foi ambição do município que a esquadra voltasse ao centro da cidade.
"Temos sempre vindo a propor que a esquadra se situasse no centro do Barreiro Velho. Falámos com o anterior Governo, com o antecessor da ministra e, finalmente, agora conseguimos dar este passo", disse à Lusa.
O autarca adiantou que a nova esquadra é um passo importante para requalificar a zona do Barreiro Velho, explicando que agora falta resolver a situação da esquadra da GNR em Santo António da Charneca.
"Temos o caso das instalações da GNR em Santo António para resolver e vamos insistir para se encontrar uma solução, de modo a dar melhores condições aos militares e, também, para libertar o município dos encargos significativos que tem com aquela esquadra", concluiu o autarca.

Comentários