Festas do Barreiro arrancam esta sexta-feira

Uma grande festa “numa varanda sobre Lisboa”

Está tudo pronto para as Festas do Barreiro que arrancam já amanhá. Pela cidade irão passar mais de 130 mil pessoas de 7 a 16 de Agosto. Regina Janeiro, presidente da Comissão de Festas e vereadora da Câmara do Barreiro, diz que esta “é a comissão mais alargada que alguma vez tivemos”, considerando que “quantos mais formos, melhor as Festas refletem o sentimento da população”. Regina Janeiro referiu ainda que a planta das Festas de 2015 não sofre alterações em relação ao ano anterior, à exceção do ‘desenho’ da Mostra Empresarial e Institucional, que tem algumas melhorias em relação ao ano passado, fruto de inquéritos de satisfação feitos aos participantes. Mickael Carreira (7 de Agosto), Jorge Fernando (8 de Agosto), Noite do Cante Alentejano (9 de Agosto), Big Band da Escola Jazz do Barreiro (10 de Agosto), Fast Eddie Nelson e Cooperativa Guitarrística Barreirense (13 de Agosto) e, a encerrar o evento (16 de Agosto), Amor Electro são alguns dos nomes que constam no “cartaz” do Palco das Marés, a maior “montra” do evento.
Barreiro está em festa de 7 a 16 de Agosto 

A menos de um dia do arranque da maior festa do concelho, a azafama já é grande entre os moradores e os feirantes que por esta altura chegam à cidade. Nas Festas do Barreiro, está prometido, as pessoas podem encontrar “música para diferentes faixas etárias, desporto, gastronomia diversificada”, bem como “artesanato e uma conversa sobre o património do concelho”, nomeadamente sobre a “qualificação dos moinhos”, anuncia a vereadora da Cultura da Câmara do Barreiro. Regina Janeiro refere que a originalidade deste evento começa na sua localização, uma vez que o mesmo se realiza “junto à Ribeirinha”, podendo as pessoas visitarem as festas e sentirem que estão “numa varanda sobre Lisboa”. Nem mais.
A presidente da Comissão de Festas, diz ainda que os visitantes vão ter ao seu dispor um “programa diversificado”, com “eventos culturais” e com “quatro palcos com música”, onde vão atuar “cerca 40 grupos”. Regina Janeiro reconhece que“não é fácil eleger um ponto alto” do evento contudo pensa que os “concertos de abertura [Mickel Carreira] e de encerramento [Amor Electro] podem atrair um número significativo de visitantes”.
Mas há mais, muito mais, para ver. Jorge Fernando (8 de Agosto), Noite do Cante Alentejano (9 de Agosto), Big Band da Escola Jazz do Barreiro (10 de Agosto), Fados & Companhia Limitada (12 de Agosto), Fast Eddie Nelson e Cooperativa Guitarrística Barreirense (13 de Agosto), Grupos da Universidade da Terceira Idade do Barreiro (14 de Agosto) e Banda Municipal do Barreiro (15 de Agosto) são os restantes nomes, que “fecham” o “cartaz” do palco das Marés. Sete das dez noites são preenchidas por artistas ligados ao Barreiro.
Nas Festas do Barreiro vão estar “10 tasquinhas, “20 artesãos” e “60 expositores de entidades de e fora do concelho, empresas, partidos políticos” e uma “exposição institucional que mostra o trabalho que tem sido feito nos últimos anos para preparar o futuro” do concelho, conta a presidente da comissão de festas.
Regina Janeiro refere que as Festas são um enorme “espaço de encontro e de convívio, vão ter um programa muito atrativo”, e vão ter “oportunidade de ver o que o Barreiro tem de melhor para oferecer”. Afinal, como diz a titular da pasta da cultura, pela “diversidade e qualidade do programa, todas as pessoas podem ter um momento”.

Barreiro espera 130 mil visitantes em 10 dias 
Palco das Marés recebe os maiores espétaculos das Festas 
Este evento de origem religiosa que é um ponto de encontro e de convívio entre os que moram, trabalham, no município do Barreiro, ou que se encontram emigrados realiza-se junto à Avenida da Praia, até 16 de Agosto. Durante aos dez dias de Festas são esperadas cerca de 130 mil visitantes.
As Festas do Barreiro estão orçadas em “cerca de 140 mil euros” e são financiadas pela câmara municipal, pela União de Freguesias do Barreiro, Lavradio, Alto Seixalinho e Santo André, pelos vários parceiros institucionais e pelas próprias receitas das festas com o aluguer dos espaços. A organização está a cargo de 16 entidades do concelho do Barreiro, entre as quais a autarquia, a união de freguesias e as instituições e associações.
O alargamento da Comissão de Festas ao movimento associativo e instituições particulares de solidariedade social do Concelho permite “melhores resultados” na construção das Festas, diz Regina Janeiro. O desafio que se coloca ao grupo é “fazer umas Festas cada vez mais atrativas e que procurem as tradições e as origens”.
Comparativamente a edições anteriores, salientou que, em 2015, a Mostra Empresarial e Institucional (MEI) terá o maior número de stands. Salientou também a elevada adesão dos artesãos nesta edição das Festas.
Além da animação diária do Palco da MEI e da aposta nos concertos e atividades da Área da Juventude e Desporto.

Comentários