D. José Ornelas é o novo bispo de Setúbal

Papa Francisco nomeou novo Bispo de Setúbal  

O papa Francisco nomeou, para bispo da Diocese de Setúbal, José Ornelas Carvalho, de 61 anos, ex-superior geral dos Dehonianos, que sucede a Gilberto Reis, após este ter renunciado devido à idade, anunciou ontem a Agência Ecclesia. A Ecclesia cita a Nunciatura Apostólica (embaixada da Santa Sé) em Lisboa, referindo que o bispo eleito nasceu a 5 de Janeiro de 1954, no Porto da Cruz (Madeira), tendo feito a formação religiosa na Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos). José Ornelas Carvalho foi ordenado padre a 9 de Agosto de 1981, na terra onde nasceu. O Papa Francisco pediu-lhe que fosse "missionário" em Setúbal porque "a Europa tem necessidade de redescobrir a sua dimensão missionária", conta o novo Bispo de Setúbal.
Padre José Ornelas foi nomeado Bispo de Setúbal pelo Vaticano 

Há um novo bispo português e vai para a diocese de Setúbal. É o padre José Ornelas Carvalho, antigo superior-geral dos Dehonianos. A nomeação foi divulgada esta segunda-feira. O Papa pediu-lhe que fosse "missionário" em Setúbal porque "a Europa tem necessidade de redescobrir a sua dimensão missionária", conta. O novo bispo de Setúbal sucede a D. Gilberto do Canavarro Reis, que renunciou por motivos de idade.
Na sua primeira mensagem à diocese de Setúbal, D. José Ornelas, de 61 anos, conta que, tendo terminado o seu mandato de superior-geral da sua ordem em Junho, tinha pedido para ir em missão para África. Mas o Papa Francisco mudou esses planos.
"O Papa Francisco, que tive ocasião de encontrar pessoalmente, mudou estes planos. Quando me deu a alegria de encontrá-lo, disse-me: 'Não te imponho, mas peço-te que vás como bispo para Setúbal… mas irás como missionário… a Europa tem necessidade de redescobrir a sua dimensão missionária'. E aqui estou, para assumir convosco esta missão eclesial", escreve o novo bispo à sua nova diocese.
O agora bispo eleito de Setúbal nasceu a 5 de Janeiro de 1954, no Porto da Cruz (Madeira). Fez a sua formação religiosa na Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos) e foi ordenado padre a 9 de Agosto de 1981.
Especialista em Ciências Bíblicas, com o grau de doutor em Teologia Bíblica pela Universidade Católica Portuguesa, foi professor desta instituição académica entre 1983-1992 e 1997-2003.
Na sua Congregação, foi superior da Província Portuguesa, cargo que assumiu a 1 de Julho de 2000; foi eleito superior geral dos Dehonianos a 27 de Maio de 2003, cargo que ocupou até 6 de Junho de 2015. Foi um dos nomes falado para bispo de Lisboa, depois da renúncia de D. José Policarpo.

D. Gilberto Reis abdica pela idade  
Gilberto Reis, bispo de Setúbal desde 1998, completou 75 anos de idade a 27 de Maio e, de acordo com o Direito Canónico, apresentou a renúncia ao serviço episcopal, que o papa Francisco aceitou ontem, ao nomear o seu sucessor, afirma a Ecclesia.
A Diocese de Setúbal foi criada há 40 anos, através da bula (documento oficial) “Studentes Nos”, por Paulo VI, e o primeiro bispo foi Manuel Martins, que desempenhou funções entre 1975 e 1998.
A população católica está distribuída por 55 comunidades paroquiais, tendo a diocese uma superfície de 1500 quilómetros quadrados e 717 mil habitantes, em nove concelhos: Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal.
Abrange ainda três parcelas territoriais que integram a paróquia da Comporta, freguesia da Comporta, uma parcela da freguesia de Santa Maria do Castelo, ambas pertencentes ao Concelho de Alcácer do Sal, e Tróia, pertencente à freguesia de Carvalhal, Concelho de Grândola.


Comentários