Berlim recebe exposição sobre a Costa de Caparica

O lado duro da "Costa" exposto numa galeria da capital alemã 

A exposição de fotografia "Costa", criada pelo artista José Pedro Cortes sobre a zona urbana e de praia na Costa de Caparica, concelho de Almada, foi inaugurada, em Berlim, Alemanha.  De acordo com um comunicado divulgado pelo artista português, a exposição ficará aberta ao público entre 1 de Agosto e 26 de Setembro na Robert Morat Galerie, que inaugura um novo espaço expositivo da capital alemã. Neste trabalho, explica o fotografo, "estamos inundados por uma luminosidade estranha; uma luz deslumbrante e misterioso que impregna esses espaços com uma atmosfera desconcertante e irreal, como algo visto enquanto em um estado hipnótico", sublinha José Pedro Cortes. É, assim, um conjunto de fotos que realça o lado mais "duro" e "feio" da "Costa" pelo olhar do artista que estão expostas numa das cidades mais importantes da Europa. 
Trabalho sobre a Costa de Caparica exposto em Berlim 

"Estas imagens falam sobre uma faixa que existe entre o último trecho de civilização e a praia. Casas rudimentares, abandonadas, com pouca razão de existir; uma arquitetura fora de tempo, sujidade vinda com a maré, aglomeração de objetos e ruas intemporais, um local periférico e de fim de linha", descreve José Pedro Cortes sobre o tema do seu trabalho.
O artista visual considera que a Costa de Caparica é "uma zona de fronteira, de fim de uma massa maior, desfigurada pelo tempo e pela anárquica vontade do homem". O fotografo retrata assim a Costa de Caparica: "14 kms ao sul de Lisboa, onde eu vivo, .Durante os últimos anos, muitas vezes, encontrei-me voltar a este lugar magnético".
Ao passear por este território, diz José Pedro Contes, encontram-se "barracas, arquitetura obsoleta, restos de casas, sujeira deixada pela maré; um aglomerado de areia, vegetação e ruas -, um local de fim-de-linha periférico".
Nascido no Porto em 1976, José Pedro Cortes frequentou o centro de artes Ar.co, em Lisboa, e, em 2004 terminou o Master of Arts in Photography no Kent Institute of Art & Design, no Reino Unido.
Em 2006, após três anos a viver em Londres, regressou a Lisboa para fazer o Programa Gulbenkian de Criatividade e Criação Artística na área de fotografia e desde 2005 expõe regularmente, nomeadamente exposições individuais como "I will not reveal you" (2006), em Braga, e "Silence" (2006), no Centro Português de Fotografia, e "José Pedro Cortes:Photography+Video" (2006), em Londres.
Participou em várias mostras coletivas em Londres, Paris, e em Santiago de Compostela, na Galiza.
Em 2014 foi um dos nomeados para o prémio BESPhoto, e tem três livros publicados - "Silence", "Things here and things still to come" e "Costa" - sendo fundador e co-editor da Pierre von Kleist editions, editora com 20 livros de fotografia publicados.
Atualmente vive e trabalha em Lisboa, e está a preparar a exposição 'One's Own Arena', a inaugurar na Fundação EDP, em Lisboa, no dia 16 de Outubro.


Leia outras notícias do dia em 

Comentários