Festas do Barrete Verde de Alcochete começam hoje

A mais genuína tradição das gentes da “borda d’agua”.

Entre os dias 7 e 13 de Agosto a vila de Alcochete “vive alegre e contente” as Festas do Barrete Verde e das Salinas, que ano após ano exaltam a paixão tauromáquica e tradição das gentes de Alcochete que, anualmente, atraem e contagiam milhares de visitantes com a as tradições de um concelho que respira Festa Brava e exalta a sua identidade local. Largadas, recolhas e corridas de toiros, espetáculos de música popular e flamenco, a vibrante Noite da Sardinha Assada e a procissão em honra de Nossa Senhora da Vida destacam-se no programa das Festas maiores da vila. Veríssimo, António Pelarigo, Objetivo, Nélio Pinto, Paulo Gamito, Moon Floyd, Metamorfose, Vivian Lima e Jorge Nice são, entre outros, os artistas convidados para animar os vários espaços da Vila. O flamenco assume uma posição de destaque na programação cultural com as atuações de vários grupos pelos diferentes palcos da Festa. 
Recolha de toiros com campinos são uma das atrações da festa 

Estão quase a começar as tradicionais Festas do Barrete Verde e das Salinas, que entre os dias 7 e 13 de Agosto, colocam Alcochete na rota das festas de verão como um destino obrigatório .
Forcados, campinos e muitos aficionados reúnem-se em Alcochete em torno deste segundo fim-de-semana de Agosto, durante esta manifestação colectiva de exaltação à Festa Brava e identidade local, numa organização do Aposento do Barrete Verde, com o apoio logístico e financeiro da Câmara de Alcochete, que atribuiu um subsídio de 32 mil e 400 euros às Festas. Organizadas pelo Aposento do Barrete Verde, com o apoio da Câmara Municipal, as Festas do Barrete Verde e das Salinas trazem às ruas da Vila campinos e forcados, fadistas e músicos da Banda da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 e muitos, muitos visitantes atraídos por sete dias de intensa festa, a que não faltam os santos da devoção do povo com a realização da procissão em honra de Nossa Senhora da Vida.
Apesar de tudo, explica a organização, "as Festas têm um predominante cariz tauromáquico e distinguem anualmente três figuras que fazem parte da tradição e história local – o Forcado, o Campino e o Salineiro". 
Estas figuras vão ser homenageadas no primeiro dia das Festas, 7 de Agosto, no palco principal, no Largo de São João, após o cortejo equestre que percorrerá as principais ruas da Vila.
Este ano, e porque o Grupo de Forcados Amadores do Aposento do Barrete Verde celebra 50 anos de existência, o Aposento vai homenagear os sete cabos do Grupo desde a sua fundação até à atualidade. Assim os forcados homenageados são José Luís Carapinha Rei, António Luís Penetra (a título póstumo), Luís António da Piedade Cebola, Joaquim José Penetra, Luís Miguel Cebola, João Miguel Pinto Salvação (Ninan) e Marcelo Lóia.
O campino homenageado é Júlio Cordeiro Guilherme. Natural de São Vicente de Paúl trabalhou 55 anos na ganadaria Infante da Câmara, entre 1954 e 2009, e desde então que está na casa Dr. António Sousa Dias.
Joaquim Luís Gonçalves Pires é o salineiro, natural de Alcochete, que vai ser distinguido. Com 87 anos recorda o trabalho árduo de quem foi salineiro aos 14 anos e tem a saudades da camaradagem existente entre salineiros.
Além destas homenagens, o Aposento atribui este ano o 2.º Galardão Aposento do Barrete Verde a António Luis Penetra, o segundo cabo da história do Grupo de Forcados, entre 1967 e 1982.

Música, convívio e tauromaquia invadem ruas 
Nesta edição, o Aposento do Barrete Verde aposta também numa intensa animação musical com espectáculos ao vivo durante todos os dias em seis locais distintos da Vila. Os Largos de São João (palco São João), Coronel Ramos da Costa (palco Forcado), da República (palco Salineiro), António Santos Jorge (palco Campino) são os locais escolhidos para a realização dos espectáculos que vão animar e divertir todos os visitantes e a população.
As actuações de Veríssimo, António Pelarigo, Objetivo, Nélio Pinto, Paulo Gamito, Moon Floyd, Metamorfose, Vivian Lima e Jorge Nice são, entre outros, os artistas convidados para animar os vários espaços da Vila.
O flamenco assume uma posição de destaque na programação cultural com as atuações de vários grupos: Grupo de Flamenco “Trianeando”, Sevilhanas Siempre a Bailar, Grupo de Flamenkito Los Compadres, Sevilhanas Rocieras de Alcochete, Las Gitanillas, Sevilhanas Rojo del Alma e Sevilhanas Salero Lusitano.
A direção do Aposento Barrete Verde, diz que esta será “uma grande festa que se diferencia de todas as outras realizadas no país pela componente afetiva em como todos os forasteiros são recebidos pela população local”. Diz mais o líder do Barrete Verde. “Todos os alcochetenses têm um carinho enorme pelas Festas do Barrete Verde e das Salinas, o que faz com que todos os anos seja possível montar o certame”.
A tradicional “Noite da Sardinha Assada”, a 8 de Agosto, a procissão por terra e por mar em Honra de Nossa Senhora da Vida, a 9 de Agosto, a “Noite de Folclore”, a 12 de Agosto, e o espectáculo de pirotecnia no encerramento das Festas, a 13 de Agosto, "constituem fortes motivos para vir a Alcochete saborear a sua atmosfera tão característica e a hospitalidade deste povo", diz a organização.
Para além das corridas na Praça de Toiros, a arte equestre e as diferentes iniciativas taurinas constituem outros pontos de destaque deste programa, nomeadamente a “Demonstração da Arte de Pegar Toiros” pelo Grupo de Forcados Amadores do Aposento do Barrete Verde de Alcochete e pelo Grupo de Forcados Amadores de Alcochete nas ruas das largadas, o Cortejo a Cavalo e a tradicional às três figuras típicas: o Forcado, o Campino e o Salineiro, no dia 10 de Agosto, “Dia do Alcochetano”.
As largadas, esperas e recolhas de toiros nas ruas com participação dos campinos e de cavaleiros amadores têm também grande relevo no programa.  Este ano, o Aposento do Barrete Verde também convida os alcochetanos a saírem à rua no dia 10 de Agosto para um almoço no recinto das largadas, “numa mostra de convívio e verdadeiro espírito alcochetano”.

Comentários