“500 anos de História” na Alcarte 2015 em Alcochete

Galeria Municipal recebe mostra de fotografia, desenho, pintura e escultura 

Subordinada ao tema “500 anos de História” foi inaugurada no primeiro dia de Agosto a Alcarte 2015, exposição coletiva que reúne na Galeria Municipal dos Paços do Concelho 18 trabalhos de pintura, desenho, escultura e fotografia. "Com uma longa história em Alcochete, a Alcarte está este ano integrada nas comemorações dos 500 anos do Foral de Alcochete e nesse sentido o desafio colocado aos artistas foi pensar e apresentar a sua visão da História de Alcochete dos últimos 500 anos", explica a Câmara de Alcochete em comunicado.
Alcarte mostra o melhor da história dos últimos 500 anos em Acochete

Artistas, familiares e amigos estiveram presentes na inauguração da exposição assim como os vereadores José Luis Alfélua e Raquel Prazeres e o presidente da Junta de Freguesia de Alcochete, Estêvão Boieiro.
O vereador José Luis Alfélua cumprimentou os artistas participantes e agradeceu a sua participação neste evento promovido pela Câmara de Alcochete, que atrai sempre muito público, e a vereadora Raquel Prazeres agradeceu a disponibilidade dos artistas em aceitaram este desafio de pensar o tema – 500 anos da história de Alcochete.
“É muito bom poder receber aqui na Galeria Municipal estes trabalhos de fotografia, desenho, pintura, escultura que traduzem a interpretação de cada artista do tema proposto. A Alcarte é uma aposta que sempre resultou e eu penso que as pessoas gostam de participar”, referiu a vereadora da Cultura.
A exposição pode ser visitada num horário mais alargada durante as Festas do Barrete Verde e das Salinas e depois até 4 de Setembro no horário de funcionamento da Câmara Municipal, de segunda a sexta-feira, das nove às 18 horas.
Durante as Festas, esta exposição pode ser visitada num período mais alargado:
Sexta-feira, 7 de Agosto: 18 às 24 horas
Sábado, 8 de agosto: 16 às 24 horas
Domingo, 9 de agosto: 16 às 24 horas
Dias 10, 11, 12 e 13 de Agosto:18 às 24 horas

Utentes da Santa Casa têm “Momentos de Lazer”
Todos os meses, a Biblioteca de Alcochete dinamiza no Lar Barão de Samora Correia e respetivo Centro de Dia “Momentos de Lazer com Contos de Saber”, atividade que envolve a participação de uma média de 60 utentes.
Esta atividade, que decorre nas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Alcochete desde 2012, proporciona aos idosos momentos de partilha de afetos e de experiências de vida em torno de temas da sabedoria popular ou das datas festivas do calendário anual.
Anedotas, canções de roda, contos tradicionais, expressões idiomáticas, lengalengas, provérbios, poesias, rimas e trava-línguas servem para estabelecer o diálogo entre os participantes, que têm uma especial predileção pelas melodias portuguesas e fados de Alcochete.
Também as datas festivas do Carnaval, Páscoa, Santos Populares, Festas do Barrete Verde e das Salinas, São Martinho e o Natal são pretexto para jogos de perguntas que estimulam a memória e a descoberta da história de cada um.

Comentários