300 mil pessoas na Feira de Sant'Iago em Setúbal

Último dia trouxe maior enchente à maior festa da cidade

Espetáculos musicais para todos os públicos, gastronomia, artesanato, animações históricas e muitos divertimentos atraíram cerca de 300 mil visitantes à Feira de Sant’Iago, em Setúbal, certame encerrado no dia 2 de Agosto, que registou uma das maiores enchentes da edição. O encerramento da Feira de Sant’Iago, certame que este ano evocou o nascimento do poeta sadino Bocage, voltou a ser um dos dias de maior afluência de público, com milhares de pessoas a passar pelo recinto instalado no Parque Sant’Iago, nas Manteigadas, numa noite em que atuaram Conjunto!Evite e Amor Electro. O dia de abertura, a 24 de julho, com a atuação da fadista Ana Moura, foi outro dos dias de maior relevância em termos de afluência de público, a par do dia seguinte, a 25, que marcou a estreia da Grande Filarmónica de Setúbal, formação composta por músicos de várias formações filarmónicas do concelho.

Festas de Setúbal chegaram ao fim com milhares de visitantes 

Destaque, igualmente, para o dia 27 de Julho, numa noite em que o cartaz do programa musical da Feira de Sant’Iago reservou uma atuação do jovem músico Diogo Piçarra, assim como para o dia 1 de agosto, que trouxe de volta a Setúbal os GNR, banda portuense liderada por Rui Reininho.
No panorama musical, ao longo dos dez dias de festa passaram ainda pelo Palco Setúbal nomes como União das Tribos, Master Jake, Expensive Soul e Capicua, bem como o setubalense Toy, num espetáculo com as participações especiais de Luís Represas, António Manuel Ribeiro, Vitorino, Rui Pragal da Cunha e Dany Silva.
Já no Palco Mundo, o certame setubalense proporcionou aos visitantes atuações musicais e demonstrações de danças pelas associações multiculturais, por várias coletividades no concelho e outros artistas da cidade, momentos de partilha cultural muito apreciados pelo público.
Entre as várias iniciativas, realce para a entrega de prémios do Concurso das Marchas Populares de Setúbal 2015, que incluiu a atuação das madrinhas do evento popular, um espetáculo dedicado à música do Festival Eurovisão da Canção e uma homenagem ao Cante Alentejano.
A Feira de Sant’Iago, realizada entre 24 de Julho e 2 de Agosto, contou, além de um programa musical eclético, com várias tasquinhas gastronómicas e de artesanato, divertimentos variados, a par de vários stands institucionais e do tecido empresarial da região.
“Bocage: o génio nasceu há 250 anos” foi tema da edição 2015 da Feira de Sant’Iago, com o pavilhão da Câmara Municipal de Setúbal, instalado na entrada e a ocupar uma área com cerca de 300 metros quadrados, a ser inteiramente dedicado à figura do poeta sadino, uma das maiores individualidades setubalenses.
Além de apontamentos biográficos sobre o poeta, o espaço, constituído por vários painéis informativos, incluiu curiosidades sobre a presença de Bocage como fator de inspiração na criação de marcas, produtos e outros elementos, caso, por exemplo, da Nicola.
O percurso proposto através do pavilhão da autarquia apresentou também várias estrofes da autoria de “Elmano Sadino”, enquadradas com cada uma das musas que o pintor Fernando Santos representou no quadro que dedicou, em 1929, a Bocage.

Comentários