BE apresentou candidatos pelo distrito de Setúbal

“Uma ideia louca, de construir um futuro no qual os cidadãos não paguem pela dívida”

O Bloco de Esquerda apresentou, em Setúbal, nove dos 22 candidatos pelo distrito de Setúbal às próximas legislativas. Joana Mortágua, numero um da lista, foi recebida com muitos aplausos pelos simpatizantes e militantes do Bloco de Esquerda. Na sua intervenção, a jovem bloquista começou por afirmar que apresentar a lista de candidatos “não é tarefa fácil”, pois “não se trata de um grupo de pessoas em busca de popularidade ou a arriscar a sua sorte nas urnas”. Esta é uma candidatura às eleições de 4 de Outubro que tem logo a abrir uma proposta original: “temos uma ideia louca, de construir um futuro no qual os cidadãos não paguem pela dívida”, partilhou Joana Mortágua. Uma das novidades na lista foi a inclusão de Júlia Pereira num lugar elegível. Trata-se uma transexual portuguesa e conhecida ativista na Europa na área dos direitos das minorias sexuais, que já milita há vários anos entre bloquistas.
Bloco de Esquerda apresentou candidatos por Setúbal 

Para a líder bloquista no distrito, “há qualquer coisa de extraordinário nesta lista que eu tenho a honra de encabeçar. Há algo que nos une: chama-se projeto de solidariedade”, salientou a candidata, sublinhando que o BE tem um projeto,“uma ideia louca, de construir um futuro no qual os cidadãos não paguem pela dívida”. Ao longo do discurso, Joana Mortágua apontou o dedo às governações, nos últimos anos, dos governos do Partido Socialista e da coligação que suporta o atual governo: PSD/CDS-PP.
 “Até hoje a democracia tem sido feita numa falsa escolha entre o PS e o PSD. As privatizações são uma escolha da falsa democracia”, diz Joana Mortágua. 
Lembrando que “PSD mete um outdoor nas ruas a dizer ‘O rumo certo’, quando nós sabemos que o rumo deles é destruir o país, e PS opta por um outdoor onde se lê ‘Por mais emprego’, quando o seu programa defende a liberalização dos despedimentos”, Joana Mortágua defendeu que é preciso travar este carrossel gigante contínuo de PS e PSD “que é sempre feito contra nós e contra os nossos direitos”.
“À senhora Merkel qualquer um deles [Passos Coelho ou António Costa] serve para governar esta colónia em que ela quer transformar este país”, assinalou, destacando que “nós não estamos condenados a escolher entre quem quer vender o que é de todos por um bocadinho mais e quem quer vender o que é de todos por um bocadinho menos”.
Para o Bloco de Esquerda é preciso lutar pela verdadeira democracia: “o país não está à venda. Nós lutamos para que o trabalho crie progresso e não pobreza. Neste projeto há lugar a direitos e a uma vida melhor”.
 Para além do projeto, a número um da lista do Bloco por Setúbal destacou ainda a atividade de “duas importantes figuras bloquistas, reconhecidas neste distrito”, Fernando Rosas e Mariana Aiveca, a única deputada eleita por Setúbal nas últimas eleições. 

"É preciso desmontar a mediocridade do voto útil" 
Fernando Rosas, mandatário da campanha, afirmou ser um “grande prazer” regressar a Setúbal, distrito que, enquanto deputado, representou em duas legislaturas. “Foi a mais honrosa tarefa pública que tive nesta vida”. “Desde 2005, que o BE tem elegido deputados por todo o distrito. Este é um distrito que luta pelos direitos dos trabalhadores e ao qual a sociedade deve grande parte das suas conquistas politicas e sociais”, disse o antigo deputado.
Para Fernando Rosas, esta lista carrega uma “herança pesada e uma grande responsabilidade”, mas o distrito “não poderia estar melhor entregue”. “Esta é uma lista que junta a voz da experiência, a voz do movimento operário, a voz dos vereadores eleitos pelo povo, que junta os artistas e os professores. Esta é uma lista encabeçada por duas jovens ativistas que vão representar a marca do BE na Assembleia da República”.
O mandatário da campanha reconhece que esta não vai ser uma campanha eleitoral fácil, mas realça que é “preciso desmontar a mediocridade do voto útil. Esta deve ser a nossa arma”. O momento de apresentação da lista de candidatos por Setúbal contou ainda com a presença da porta-voz do partido, Catarina Martins, que fez um balanço “negro” do trabalho do Governo nos últimos quatro anos, com o aumento das taxas de emigração, de desemprego e da dívida pública. “Quem não quer mudar nada já desistiu de Portugal. É preciso agir e agora!”, concluiu a coordenadora do BE. 

Júlia pode tornar-se a primeira deputada transexual em Portugal
Júlia Pereira quer entrar no Parlamento e ser deputada 
Nas últimas eleições legislativas o BE só conseguiu eleger um deputado. Uma marca que os bloquistas desejam "ultrapassar" e ganhar mais uma voz no distrito. E uma dessas vozes pode muito bem ser Júlia Pereira, o primeiro transexual a correr à casa da democracia portuguesa. Júlia Pereira, número dois do Bloco de Esquerda em Setúbal, é licenciada em Estudos Portugueses e mestranda em Estudos Brasileiros. Militante desde 2010, em Sesimbra, defende os ideais do seu partido, especialmente na área da igualdade. É transexual. “Preconceitos e discriminação são a minha história de vida”, confessa a bloquista ao Diário de Notícias, assumindo que não tem medo de enfrentar atitudes preconceituosas no Parlamento.
Aos 25 anos, Júlia Pereira pode tornar-se a primeira deputada transexual em Portugal. Defende a alteração da definição de transexualidade como uma patologia mental e o reconhecimento da discriminação de transexuais na Constituição, além de uma legislação mais forte no seu combate.
O mercado de trabalho, diz Júlia Pereira, “é das áreas mais estigmatizantes”. “Há uma taxa de desemprego elevadíssima nos trans. A maioria destas pessoas não consegue. Muitas delas vêm falar connosco e dizem: ‘quero fazer a transição mas não vou fazer porque vou perder o emprego’”, conclui a candidata a deputada nas próximas eleições.  

Lista dos candidatos do BE por Setúbal 
1. Joana Mortágua - Almada
2. Júlia Pereira - Sesimbra
3. Luís Cordeiro - Seixal (independente)
4. Fernando Sequeira - Moita
5. Raquel Rodrigues Santos - Barreiro
6. Álvaro Arranja - Setúbal
7. Joaquim Raminhos - Moita
8. Sandra Cunha - Sesimbra
9. Carlos Oliveira - Palmela
10. Inês Bom - Almada
11. Ricardo Caçoila - Montijo
12. Jaime Pinho - Setúbal
13. Rosa Maria Silva - Santo André (independente)
14. Joaquim Piló - Seixal
15. Vitália Ribeiro - Barreiro
16. Fernando Pinho - Setúbal
17. Aldina Soares - Palmela


Comentários