Setúbal recupera embarcação "Maravilha do Sado"

170 mil euros para recuperar barco tradicional do Sado 

A Câmara  de Setúbal assinou esta tarde um protocolo com a Associação da Família do Mar de S. Sebastião e com a Setúbal Pesca – Associação Pesca Artesanal relativamente à gestão e dinamização da embarcação “Maravilha do Sado”. Obras de requalificação promovidas pela autarquia a decorrer num estaleiro em Sarilhos Pequenos, Moita, no valor de 170 mil euros, com comparticipação de 88 mil euros por fundos comunitários, ao abrigo do programa PROMAR, possibilitam transformar a antiga embarcação num equipamento direcionado para iniciativas pedagógicas educativas, bem como de valorização das atividades relacionadas com o mar e com a preservação ambiental.
Maravilha do Sado está a ser recuperado para voltar a navegar 

A recuperação do “Maravilha do Sado” tem a preocupação de conservar a estrutura original da embarcação construída nos anos 50 nos estaleiros da Praia da Saúde, em Setúbal, na altura com o objetivo do transporte de passageiros e mercadorias entre a cidade e a Comporta. A intervenção em curso obrigou, no entanto, a substituir todo o casco, o motor e o sistema elétrico.
A presidente da Câmara  de Setúbal assinalou na assinatura do protocolo, realizada no Ninho de Novas Iniciativas Empresariais de Setúbal, no âmbito das comemorações locais do Dia Nacional do Pescador, que este projeto devolve um “património à cidade” e coloca “mais um equipamento cultural ao serviço da população” que “permite dignificar e valorizar a profissão de pescador e as atividades económicas ligadas à pesca, ao mar e ao rio”, mostrando “como se viajava entre margens em tempos que não são assim tão distantes”.
Maria das Dores Meira apontou a importância da “transmissão de saberes e de técnicas tradicionais, a par de uma consciencialização ambiental, não só da população em geral, mas também das comunidades ribeirinhas”, concluiu a autarca.

Agência de Notícias

Comentários