Natação mundial compete este sábado em Setúbal

Setúbal "é um bom ensaio" para o Mundial

Mais de sete dezenas de atletas da elite mundial da natação em águas abertas participam, este sábado à tarde, a partir do Parque Urbano de Albarquel, na “Setúbal Bay 2015”, competição nas águas do rio Sado na distância de 10 quilómetros. A etapa da Taça do Mundo de Setúbal, “é um bom ensaio de preparação para o Mundial”, afirmou na quinta-feira José Machado, diretor-técnico nacional da Federação Portuguesa de Natação, durante a conferência de Imprensa de apresentação do evento, que decorreu no Hotel do Sado, em Setúbal.  Trata-se de "uma prova emblemática tanto para a cidade como para o país”, sublinhou o vereador com o pelouro do Desporto na Câmara Municipal, Pedro Pina. Para o autarca, a “Setúbal Bay 2015” acontece num “ano particularmente entusiasmante”, devido ao facto de a urbe sadina ser candidata, em 2016, a Cidade Europeia do Desporto, com a decisão a ser conhecida, previsivelmente, em setembro. “Queremos afirmar Setúbal como uma cidade ainda mais desportiva”. 
 A italiana Rachele Bruni quer continuar na frente do ranking mundial  

"O objetivo da Seleção Nacional é conseguir um lugar nos 10 primeiros em femininos e nos 20 primeiros em masculinos. Esperamos que a experiência internacional que adquirimos este ano possa fazer a diferença na disputa de alguns lugares nesta etapa de Setúbal. É uma prova de muita qualidade e um bom ensaio de preparação para o Mundial de Kazan, no próximo mês, e um bom teste para o qualifying dos Jogos Olímpicos de 2016 que será aqui em Setúbal”, referiu o responsável técnico.
Angélica André, campeã nacional dos 10 km em femininos, afirmou que esta “é uma prova importante nesta fase da época que antecede o Campeonato do Mundo”, apontando “o 10.º lugar como objetivo” para a prova de sábado.
Por sua vez, Rafael Gil, campeão nacional dos 10km em masculinos, considerou que a etapa de Setúbal “é de exigência elevada” e “um bom teste para o próximo Campeonato do Mundo”.
Além de Angélica Ribeiro e Rafael Gil, a Seleção Nacional estará representada por Hugo Ribeiro, Tiago Oliveira, Vasco Gaspar e Vânia Neves.
A prova, na distância de 10km, conta com a participação de 71 atletas (50 masculinos e 21 femininos) em representação de 25 países dos cinco continentes: Austrália, Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Bulgária, Croácia, Egito, Equador, Espanha, Estados Unidos da América, França, Hungria, Itália, Irlanda, Israel, Japão, Macedónia, Nova Zelândia, Portugal, República Checa, Sérvia, Suécia, Ucrânia e Venezuela.
O alemão Christian Reichert, campeão do mundo por equipas nos Mundiais de Barcelona em 2013, e a italiana Rachele Bruni, atual líder do ranking mundial com vitórias nas etapas de Patagones-Viedma (Argentina) e Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), são duas das principais referências na prova portuguesa.
Presente na conferência de Imprensa, a húngara Anna Olasz, número dois do ranking mundial, disse que está “entusiasmada em participar na prova de Setúbal” e, apesar de não ter conseguido a qualificação para os Jogos Olímpicos de 2012 no qualifying de Setúbal, considera que “foi uma boa experiência”, enquanto o brasileiro Diogo Villarinho, quarto no ranking mundial de 2014, revelou que espera “vencer a prova masculina”, mostrando-se “confiante” que estarão reunidas as condições para terminar em primeiro lugar.
Outros nomes se destacam entre os presentes como o australiano Rhys Mainstone, vencedor da etapa mundial de Noumea (França), ou a alemã Angela Maurer, sétima no ranking mundial e vencedora da etapa de 2011 de Setúbal.

Setúbal na linha da frente em provas de águas livres 
Na apresentação do evento estiveram ainda Luís Liberato, presidente do Comité Organizador, Sam Greetham, diretor da FINA, que enalteceu “a organização da prova e toda a hospitalidade”, e ainda Pedro Pina, vereador da autarquia setubalense, que se mostrou “entusiasmado com a realização da prova”, colocando a competição de águas abertas como “a prova-rainha da cidade”. Pedro Pina destacou esta etapa setubalense da Taça do Mundo de Natação em Águas Abertas constitui “uma rampa de lançamento para a organização, no próximo ano, da prova de qualificação olímpica” da modalidade, a única a ser realizada em Portugal. “É uma honra receber todos estes atletas”, realçou o responsável pelo desporto no concelho.
A competição internacional, com início às 16 horas (prova masculina) e 16h10 (prova feminina), será antecedida por uma Prova Aberta, na distância de 1,5km, cujo objetivo é promover a disciplina de águas abertas e que reunirá mais de 200 participantes.
A prova, que se realiza na baía do Sado a partir do Parque Urbano de Albarquel, é a sexta etapa do Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas, prevendo-se que os termómetros atinjam os 36 graus e a temperatura deverá rondar os 20 graus.
Esta é a oitava vez que Setúbal recebe uma etapa do circuito mundial FINA, depois de ter organizado a prova entre 2006 e 2011 e em 2014, ano em que foram vencedores o australiano Jarrod Poort e a brasileira Ana Marcela Cunha.
Em 2012, a cidade do Sado acolheu a Qualificação Olímpica para Londres 2012 e será palco, no próximo ano, da Qualificação Olímpica para o Rio de Janeiro 2016.
Arseniy Lavrentyev, com um quarto lugar na edição de 2011, e Daniela Inácio, em sexto lugar no ano de 2008, são os detentores dos melhores resultados portugueses nas etapas da Taça do Mundo de Setúbal.

Comentários