Setúbal renova parques infantis e Largo da Misericórdia

Autarquia remodelou 25 parques infantis e colocou arte na Baixa 

Os parques infantis da responsabilidade da Câmara Municipal no concelho de Setúbal foram recuperados e melhorados numa empreitada que tornou os equipamentos mais apelativos e seguros para usufruto da população. A autarquia interveio, no total, em 25 espaços de jogos e de recreio, dos quais praticamente todos são parques infantis. Os trabalhos, terminados no final da semana passada após a conclusão das reparações dos parques da Algodeia e do Bonfim, representam um investimento global da ordem dos 600 mil euros e foram executados por duas empresas especializadas. Ainda em Setúbal, uma escultura alusiva às formas femininas foi instalada no dia 14 no Largo da Misericórdia, obra de arte que integra o novo desenho urbanístico criado pela Câmara Municipal naquele local da Baixa setubalense. 
Parques Infantis de Setúbal ganharam outra vida 

"As intervenções incidiram na reparação ou, inclusivamente, na substituição integral dos equipamentos existentes e que, na maioria dos casos, se encontravam num estado de degradação acentuado, sem reunir as condições de segurança adequadas ou em conformidade com a legislação em vigor", explica a autarquia sadina em comunicado. 
Além dos trabalhos de melhoria e requalificação dos equipamentos de recreio, as empresas procederam igualmente à substituição ou instalação do piso amortecedor sempre que as condições assim o exigiam.
As reparações incluíram, também, os cinco parques infantis construídos em 2013 em diferentes locais da cidade de Setúbal.
De forma a evitar que os espaços de jogos e de recreio voltem a ficar degradados, a Câmara Municipal "celebrou com as empresas responsáveis pela instalação dos equipamentos, a Soinca e a Play Planet, contratos de manutenção para a realização de inspeções às condições dos equipamentos", explica a autarquia.
Ambas as empresas procedem a avaliações trimestrais e semestrais para análise do estado de conservação dos espaços com vista à manutenção e eventual reparação, caso seja necessário.
Entre outros serviços, os contratos de manutenção, um investimento anual próximo dos 20 mil euros, "incluem a limpeza dos pavimentos e dos equipamentos, a reparação e substituição das peças de desgaste e a elaboração de relatórios de inspeção", diz o comunicado da câmara de Setúbal. 

Largo da Misericórdia com arte
Dolce Vita passa a "morar" no Largo da Misericórdia 
Uma escultura alusiva às formas femininas foi instalada no dia 14 no Largo da Misericórdia, obra de arte que integra o novo desenho urbanístico criado pela Câmara Municipal naquele local da Baixa. A peça escultórica em bronze, de João Duarte, intitulada “Dolce Vita”, retrata um corpo feminino com formas generosas. A obra de arte, com conceção artística na posição sentada, está colocada num dos novos bancos instalados na zona central do Largo da Misericórdia.
A escultura tem cerca de 1,60 metros de altura e meia tonelada de peso. Foi fundida por uma empresa especializada, em Eibar, Espanha, e resulta da ampliação de uma das peças do espólio artístico de João Duarte, escolhida pela Câmara Municipal de Setúbal para o embelezamento urbano do largo.
“Sou conhecido como o escultor das meninas gordas”, refere João Duarte, que na vertente da escultura trabalha sobretudo o tema “Mulher”. Além da escultura, dedica-se à medalhística, área na qual já ganhou prémios internacionais, e ainda à criação de moedas comemorativas.
“Dolce Vita” é a primeira peça que o escultor instala em Setúbal, apesar de já contar com vários trabalhos no distrito, nomeadamente em Sesimbra, Seixal e Sarilhos Grandes (Montijo). Além do bronze trabalha a pedra, sempre com“esculturas inspiradas na mulher”, a temática de eleição, revela João Duarte.
A instalação da escultura culmina a operação urbanística impulsionada pela Autarquia que dota aquele espaço de uso coletivo, que acolhe, regularmente, iniciativas culturais e comerciais, de novas valências de fruição e socialização para comerciantes e, sobretudo, utilizadores da Baixa comercial.
A ação de beneficiação urbana no Largo da Misericórdia incluiu a colocação de cinco bancos modelares, um dos quais, ao centro, dotado de iluminação, que no seu conjunto formam uma peça escultórica contemporânea, e a criação de uma fonte ornamental com seis pulverizadores.
O investimento municipal da ordem dos 110 mil euros englobou a pavimentação da área intervencionada, com 128 metros quadrados, em lajeado de granito, com acabamento antiderrapante, e a execução de novas caleiras em aço galvanizado, com apontamentos artísticos, para as árvores existentes.

Agência de Notícias

Comentários