Reclusos vão limpar concelho de Setúbal

Presos vão trabalhar na limpeza das praias e da cidade 

Os reclusos do Estabelecimento Prisional de Setúbal vão participar em atividades de limpeza urbana e manutenção de jardins, entre os meses de Junho e Setembro, nos jardins da cidade. A proposta aprovada em reunião pública, estabelece um acordo adicional ao protocolo de colaboração entre a Câmara de Setúbal e o Ministério da Justiça, celebrado em 2007. Este acordo sugere a constituição de uma brigada de cinco reclusos, com o objetivo de realizar ações de higiene urbana, tais como varredura, desmatações e limpezas de praias.
Reclusos começam a trabalhar a 1 de Junho 

Cinco reclusos do Estabelecimento Prisional de Setúbal vão executar, entre 1 de Junho e 30 de Setembro, tarefas de varredura, desmatação e limpeza urbana e de praias no concelho. Desde que foi assinado um protocolo em 2007, entre a Câmara e o Estabelecimento Prisional de Setúbal, cerca de 80 reclusos já estiveram envolvidos nestas ações.
Os detidos vão trabalhar entre as 07h30 e as 11h30 e receber 2,25 euros/hora. Cada um receberá um total de 774 euros. "O objetivo é contribuir para que a população prisional possa ocupar o tempo de forma construtiva, sendo remunerada", diz Elsa Lopes, diretora do Departamento de Ambiente e Atividade Económica da autarquia, rejeitando críticas de aproveitamento: "É vantajoso para todos. O valor a pagar é tabelado por lei". 
A autarquia tem ainda de pagar uma taxa de 10 por cento da remuneração (387 euros), o que faz um total de 4257 euros a serem pagos pela Câmara de Setúbal à Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais e esperar que haja reclusos disponíveis. No País, segundo os serviços prisionais, "há cerca de uma centena de reclusos envolvidos em atividades de limpeza, de conservação e de desmatação, ao abrigo de protocolos com autarquias".

Agência de Notícias

Comentários