Rastreios por um bom coração em Setúbal

Iniciativa promove rastreios às doenças cardiovasculares

Rastreios cardiovasculares e informações de fatores de risco são proporcionados gratuitamente à população nos “7 Dias do Coração”, a decorrer até dia 15 de Maio na placa central da Avenida Luísa Todi, em Setúbal. Durante a iniciativa, organizada pelo Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Setúbal, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal e a Sociedade Portuguesa de Cardiologia, a população tem a oportunidade de realizar uma série de exames com o objetivo de despistar eventuais problemas de saúde. Num circuito constituído por oito stands, os visitantes fazem exames simples à hipertensão arterial, à retinopatia hipertensiva, ao colesterol, à diabetes, à obesidade e nutrição e ao tabagismo. O percurso de cada utente pelo circuito demora entre trinta e quarenta minutos.
Iniciativa decorre até amanhã na Avenida Luísa Todi 
O percurso inclui ainda um eletrocardiograma e um exame de deteção de fibrilhação auricular – tipo de arritmia cardíaca –, sendo que, no final, é feita uma avaliação global, em particular se for detetado algum risco de problemas cardiovasculares.
Fátima Rodrigues, 48 anos, muito satisfeita com a iniciativa, pois existe “muita gente que não tem condições financeiras para pagar alguns destes exames”, espera que “esteja tudo bem com o coração”.
A promoção de um estilo de vida saudável, com uma alimentação correta, baseada numa dieta mediterrânea e a prática de exercício físico é uma das principais recomendações feitas no “7 Dias do Coração”, na qual são realizadas avaliações físicas, com base em levantamento de pesos, numa pequena corrida e em agachamentos.
“Existe uma série de fatores de risco a evitar na alimentação, nomeadamente o uso excessivo de sal e a ingestão exagerada de alimentos ricos em gorduras saturadas, responsáveis por problemas de colesterol”, alerta Sara Gonçalves, do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Setúbal.
A prática desportiva regular, de “três a quatro vezes por semana”, complemento dos cuidados que a população deve ter com a saúde cardiovascular, é um dos principais conselhos que os profissionais de saúde transmitem aos utentes. “Deixar o carro em casa e optar por deslocar-se a pé ou de bicicleta ajuda muito na melhoria da saúde”, sublinha a cardiologista.
O certame de saúde funciona na placa central da Avenida Luísa Todi, junto do coreto, entre as 10 e as 17 horas.
A iniciativa, dinamizada pelo quinto ano consecutivo, inclui, hoje e amanhã às 15 horas, um showcooking de alimentação saudável.
Esclarecimentos sobre hipocoagulação oral, insuficiência cardíaca e doenças coronárias são ainda disponibilizados nesta atividade, que pretende alertar a comunidade para os fatores de risco e informar e educar para a dinamização de comportamentos preventivos.
No âmbito desta ação realizou-se, no dia 12, às 21h30, uma corrida noturna entre a Praça de Bocage e o Parque Urbano de Albarquel.
O “7 Dias do Coração” é organizado em colaboração com a Faculdade de Motricidade Humana e com a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Setúbal e o patrocínio das Águas de Penacova e da Boehringer Ingelheim.

Agência de Notícias

Comentários